OMS orienta prescrição de medicamentos em Pediatria

O Modelo de Formulário para Crianças (Model Formulary for Children) fornece informações sobre como prescrever mais de 240 medicamentos essenciais 

É a primeira vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) normatiza um formulário-modelo específico para crianças, com informações sobre o uso (e a dispensação) de mais de 240 medicamentos essenciais para o tratamento de doenças e transtornos de pacientes com idade entre 0 e 12 anos.

Também é a primeira vez que médicos de todo o mundo podem ter acesso às informações padronizadas sobre prescrição, dosagem, efeitos colaterais e contraindicações de medicamentos voltados para a população infantil.

Vários países têm desenvolvido seus próprios formulários ao longo dos anos, mas até o momento nenhum deles padronizou a dispensação de medicamentos para crianças de maneira universal. 

Segundo Hans Hogerzeil, diretor do setor de Medicamentos Essenciais e Políticas Farmacêuticas da OMS, para serem eficazes, os medicamentos devem ser cuidadosamente escolhidos e a dose ajustada para se adequar à idade, peso e necessidades da criança. Sem um guia universal, muitos profissionais de saúde tiveram que prescrever medicamentos com base em evidências extremamente limitadas.

Evidência Global
O novo Modelo de Formulário para Crianças baseia-se nas melhores evidências mundiais disponíveis, que identificaram: quais medicamentos devem ser prescritos para o tratamento de condições específicas da criança, como esses medicamentos devem ser dispensados e em quais doses. A exata prescrição pediátrica é fundamental, principalmente em pacientes com idades entre 0-12 meses. Nesta faixa etária, o erro na dose pode provocar efeitos devastadores.

Como o formulário pode ajudar
O novo Modelo de Formulário para Crianças irá ajudar os profissionais de saúde a prescrever o medicamento correto, na formulação exata e na dose pré-estabelecida. Também destaca quais precauções devem ser tomadas com os princípios-ativos, quais reações adversas devem ser monitoradas e quais os tipos de interação podem ocorrer caso o paciente esteja tomando vários medicamentos. Por exemplo, o formulário indica que o ibuprofeno, frequentemente administrado a crianças para o tratamento da dor, pode apresentar interações negativas quando ingerido com qualquer um dos 21 medicamentos listados (no Modelo). Alerta, também, para a importância de administrar este medicamento durante ou após as refeições.

No caso de medicamentos para tratar malária ou HIV, o Formulário alerta para a necessidade de uma melhor combinação de doses fixas – vários medicamentos em um único comprimido – para o tratamento eficaz e seguro em crianças. Atualmente existem poucas combinações de doses fixas especialmente estabelecidas para o paciente pediátrico: apenas um antimalárico e dois antirretrovirais foram desenvolvidos para o tratamento de crianças com malária e HIV, respectivamente.

No desenvolvimento do novo Modelo de Formulário para Crianças foram identificadas áreas carentes de um número maior de pesquisas, capazes de indicar o melhor tratamento para crianças. É o caso dos antibióticos específicos para esta população, prescritos para o tratamento da pneumonia, e medicamentos específicos para o cuidado dos neonatos.

A importância do formulário
Um levantamento realizado em 2008 mostrou que morrem, a cada ano, mais de 8,5 milhões de crianças menores de cinco anos em todo o mundo. Sabe-se que a grande maioria desses óbitos é causada por doenças que poderiam ser perfeitamente evitadas. Entre elas, a diarreia e a pneumonia, além das infecções bacterianas graves que acometem os recém-nascidos.

Informações gerais
Em 2007, a Organização Mundial de Saúde comemorou o 30º aniversário de sua Lista Modelo de Medicamentos Essenciais. Ao rever os progressos realizados ao longo dos anos, observou-se que havia uma carência de medicamentos especificamente desenvolvidos e testados para uso em crianças.

Em dezembro do mesmo ano, a OMS lançou a campanha Faça medicamentos do tamanho da criança (Make medicines child size), para sensibilizar gestores e governos, fabricantes de produtos farmacêuticos e pesquisadores, profissionais de saúde e a sociedade em geral para a questão.

A primeira Lista Modelo da OMS de Medicamentos Essenciais para Crianças, então divulgada, identificou medicamentos que deveriam estar disponíveis para uso pediátrico.
O desenvolvimento do Modelo de Formulário para a dispensação de medicamentos para crianças baseia-se nesta listagem, fornecendo orientação e prescrição como parte de uma série de atividades já comprometidas no âmbito da campanha Faça medicamentos do tamanho da criança e da iniciativa Os melhores medicamentos para crianças. A OMS dará suporte aos países para que desenvolvam seus próprios formulários para a dispensação específica de medicamentos dirigida ao paciente pediátrico.
Fonte: World Health Organization
 
Acesse a obra completa em: WHO Model Formulary for Children

Texto divulgado no site do CREMESP em 26/07/2010