Texto divulgado em 25/11/25
No dia 30 de novembro, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e suas 27 representações estaduais promoverão uma mobilização nacional para alertar a população e as autoridades sobre a urgente necessidade de reinserir os pediatras na Atenção Primária à Saúde (APS). Sob o lema “Pediatra na Atenção Primária: cuidado desde o primeiro contato”, a iniciativa realizará passeatas simultâneas e/ou atividades variáveis em espaços públicos de grande circulação.
O objetivo é sensibilizar gestores e a sociedade sobre a importância de que o primeiro nível do Sistema Único de Saúde (SUS) conte com pediatras capacitados e integrados à equipe de ESF, para acompanhar todas as etapas do crescimento e do desenvolvimento de crianças e adolescentes.
“O médico pediatra é, antes de tudo, um orientador com a responsabilidade de qualificar o desenvolvimento de um adulto capaz numa sociedade que se pretende seja mais justa. A realização desta tarefa exige competência, compromisso, lealdade, disponibilidade, vontade e tempo. É dos poucos profissionais que atuam em todos os níveis de atenção à saúde: promoção, proteção e recuperação e do processo de desenvolvimento com intervenções educativas, preventivas, diagnósticas e terapêuticas”, ressalta Sulim Abramovici, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), apoiadora da ação.
A mobilização em São Paulo acontecerá no MASP, na Av. Paulista, 1578, às 10h00. Participe e compartilhe!


