Por quem os sinos dobram?

Por quem os sinos dobram?

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 24/03/2022


O poeta John Donne escreveu: “Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa de teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntem por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”. 

É tempo de prantear. É tempo de tristeza. É tempo de não se conformar. É tempo de esperançar.

Guerras deixam invariavelmente rastros de sangue e violência. Deixam vidas interrompidas e atingem, de forma cruel, crianças nas fases mais sensíveis do desenvolvimento biológico e psicológico do ser humano. Em tempos de guerra, os direitos das crianças são ostensivamente violados, pois são separadas de suas famílias, deixam de frequentar a escola, são impedidas de brincar em liberdade nos espaços públicos, deixam de ser cuidadas adequadamente quando doentes e correm o risco de morrer ou se ferir durante um ataque. Assim, inexoravelmente, sua integridade física e mental é agredida. Muitas vezes, a agressão sexual é também perpetrada.

Nesta guerra na Ucrânia, 7,5 milhões de crianças estão sendo afetadas. No mundo todo, segundo relatório da ONU de 2021, a guerra espalhada em cerca de 61 países repercute na vida de mais de 450 milhões de crianças.

Cabe-nos, como sociedade representativa dos profissionais médicos que cuidam das crianças e adolescentes, divulgar e reafirmar o que tratados e convenções internacionais preconizam como dever legal de proteger as crianças nas áreas de conflito. Esse processo compreende:

  • acabar com ataques deliberados e indiscriminados que matam e mutilam inocentes, entre eles crianças, e atacam os serviços dos quais elas dependem;
  • acabar com ataques a escolas, incluindo ataques e ameaças a alunos e professores, bem como o uso das mesmas para fins militares;
  • acabar com ataques a profissionais de saúde, hospitais e unidades de saúde;
  • acabar com ataques a instalações de água e saneamento;
  • defender os compromissos globais para entregar um mundo livre da ameaça de minas terrestres, restos explosivos de guerra e artefatos explosivos improvisados;
  • acabar com o recrutamento e uso de crianças e adolescentes pelas forças e grupos armados;
  • acabar com a detenção de crianças supostamente associadas às forças ou a grupos armados;
  • acabar com toda forma de violência, incluindo a sexual, contra crianças;
  • permitir que organizações humanitárias atuem em áreas de conflito, dando assistência à população civil (às crianças e suas famílias), e acolhendo refugiados.

Há uma cultura de morte vigente no mundo – enquanto ela persistir e as armas forem utilizadas como política de segurança ou de resolução de conflitos, nenhuma criança estará segura ou protegida.  Não podemos ser coniventes com governos defensores da violência e da morte.

Apesar do desencontro de informações, a guerra na Ucrânia já provocou a morte de centenas de civis (há estimativa de mais de 2,5 mil civis mortos só em Mariupol) e causou um enorme êxodo de mais de 2,8 milhões de ucranianos em busca de refúgio em outros países.  E tudo isso pra que mesmo? Segundo Freud, a guerra se constitui na mais óbvia oposição à atitude psíquica que nos foi incutida pelo processo de civilização, e por esse motivo não podemos evitar nos rebelar contra ela; simplesmente não podemos mais nos conformar com ela.

Queremos, como pediatras, fazer parte desse contingente de inconformados sonhadores.

Relator:
Fernando MF Oliveira
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: mysokol | depositphotos.com