O trabalho intitulado “MORTALIDADE NEONATAL PRECOCE EM PREMATUROS NASCIDOS NOS CENTROS DA REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS” recebeu o 1º lugar do Prêmio Nicola Albano durante a abertura do XIX Congresso Brasileiro de Perinatologia, realizado em Fortaleza de 25 a 28 de novembro de 2007.
Atualmente oito serviços universitários públicos participam da Rede, sendo cinco deles do estado de São Paulo (UNESP-Botucatu, UNICAMP-Campinas, UNIFESP-São Paulo, USP-Ribeirão Preto e USP-São Paulo), dois em Porto Alegre (UFRGS e PUC) e um serviço no Rio de Janeiro (Instituto Fernandes Figueira).
A Rede é coordenada pelo Dr. José Maria de Andrade Lopes (RJ) e tem participação dos seguintes pesquisadores do estado de São Paulo (UNESP: Ligia Rugolo; UNICAMP: Sérgio Marba, UNIFESP: Maria Fernanda de Almeida e Ruth Guinsburg; USP-RP: Francisco Martinez e USP-SP:Cléa Leone e Lílian Sadeck). Todos são neonatologistas sócios atuantes da SPSP.
A REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS NEONATAIS objetiva revisar os dados de mortalidade e morbidade de suas próprias unidades, estudar a prática e desenvolver um banco de dados permanentes para assessorar o planejamento e desenvolvimento dos serviços neonatais do País.