Presidente da SPSP fala no Jornal da Cultura sobre leitura para crianças

Presidente da SPSP fala no Jornal da Cultura sobre leitura para crianças

JC_DebateO programa JC Debate, da TV Cultura, apresentou matéria no dia 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro. Para marcar a data, o programa ressaltou os benefícios da leitura para as crianças e aproveitou para divulgar a nova recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria: que as mães leiam para seus filhos antes mesmo do nascimento, porque a leitura de histórias tem grande importância no desenvolvimento das crianças. Participaram do programa Mário Roberto Hirschheimer, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, e César Obeid, escritor de livros infantis, educador e contador de histórias.

A recomendação da SBP é a campanha Receite um Livro, que tem como objetivo mobilizar os médicos pediatras a estimularem a leitura parental para – e com – as crianças de zero a seis anos como forma de promover o desenvolvimento infantil integral. O presidente da SPSP comentou, no programa, que trabalhos científicos realizados em torno do ano 2000 permitiram o acompanhamento de crianças cujas mães conversavam com os filhos desde a gravidez. Estudos recentes, comparando essas crianças – hoje com 15 anos de idade – com outras cujas mães não mantiveram esse hábito, mostram que as crianças estimuladas com a conversa são mais seguras, têm melhor memória, melhor linguagem, melhor capacidade de comunicação e concentração, vocabulário mais rico e, dessa forma, são mais bem preparadas para enfrentar a vida. Mario Hirschheimer ressaltou que o que se pretende com a campanha da SBP é estimular o hábito da leitura, que também é importante por promover na criança a interação entre o mundo imaginário e o mundo real, despertando o raciocínio e as emoções.

Confira o programa completo neste link: https://www.youtube.com/watch?v=9Lvf1E4DhEE.

___
Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.