MATERIAL MÉDICO DIDÁTICO E IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DERMATITE ATÓPICA.

Dermatite atópica é uma doença crônica que atinge 10-15 da população geral em alguma época da vida, sendo mais prevalente na faixa etária pediátrica. O manejo da dermatite atópica é desafiador. Por se tratar de uma doença de base genética, não existe cura, ou seja, o tratamento visa apenas o controle dos sintomas. Cerca de 85 dos casos novos ocorrem nos primeiros cinco anos de vida. Dessa forma, quem assume o cuidado dos pacientes é a família. A dificuldade na compreensão da doença tem como consequência baixa adesão às medidas terapêuticas prescritas, afetando a qualidade de vida dos pacientes. Dessa maneira, faz-se necessária uma abordagem médica específica de caráter educativo dos envolvidos nesse contexto. O estudo pretendeu, através da elaboração de um material médico didático audiovisual do tipo vídeo ilustrativo, atingir um melhor nível de conhecimento quanto ao principal aspecto terapêutico da doença, que é o adequado uso de medicação hidratante tópica. Foram aplicados questionários aos cuidadores dos pacientes em diferentes fases do estudo. Anteriormente à abordagem didática com o vídeo, o questionário visou conhecer os aspectos socioeconômicos da família, bem como os relacionados à compreensão da doença e seu tratamento. Posteriormente, o vídeo foi mostrado aos cuidadores e disponibilizado via Whatsapp. Na consulta de retorno, novas perguntas foram feitas para avaliar o impacto do material educativo sobre a melhoria no entendimento/tratamento da doença e na qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Após avaliação de todos os pacientes incluídos no estudo, foi realizada análise crítica dos questionários, onde observou-se impacto positivo do vídeo sobre aspectos clínicos da doença e melhoria da qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Nove famílias, cujos pacientes estavam sendo acompanhados no Ambulatório de Alergia e Imunologia Pediátrica do Hospital de Clínicas – Unicamp, participaram do estudo .