Texto divulgado em 02/07/2025
Nos dias 30 e 31 de maio aconteceu o 4º Congresso de Pediatria – SPSP Baixada Santista. Promovido pela Regional da SPSP Baixada Santista, o evento, realizado na Associação Paulista de Medicina de Santos, teve como público-alvo pediatras e médicos residentes de pediatria, com o objetivo de promover atualização científica, intercâmbio de experiências, com foco em um cuidado mais humanizado, resolutivo e alinhado às necessidades da população pediátrica.
O congresso, que teve 140 participantes, foi organizado e coordenado pelas pediatras Gláucia Veiga Correa e Maria Heloiza T. Ventura, respectivamente presidente e vice-presidente da SPSP – Regional Baixada Santista, contando com a participação de Antônio Leal, presidente da APM de Santos e Claudino Guerra, presidente da Unimed-Santos, que realizaram a abertura da atividade; Tiago Leal, neuropediatra; Bruna Briones Cesar Correa, gastroenterologista pediátrica; Vanessa Baraçal, fonoaudióloga; Gracciele R. Cunha, psiquiatra da infância e adolescência; Renata Rodrigues Aniceto, hematologista pediátrica; Igor Marinho, infectologista; Douglas Silva Coutinho, pneumologista pediátrico; e Manoel de Nóbrega, otorrinolaringologista pediátrico.
Os temas abordados foram: A criança com TEA: a visão do Pediatra; TEA na ótica do neuropediatra; O papel da equipe multidisciplinar – Multitea; Nem sempre é birra: irritabilidade e desregulação emocional na infância; Como diminuir o choro e inserir saúde no intestino: o que o pediatra deve saber sobre a microbiota; Anemia ferropriva e o desenvolvimento infantil: o que o pediatra deve saber sobre os primeiros 1.100 dias; Atualização sobre as doenças pneumocócicas e as novas perspectivas por faixa etária; Sintomas respiratórios recorrentes: como investigar e quando pensar em refluxo gastroesofágico. Antes do encerramento do evento, foi realizada uma palestra que abordou o tópico Finanças na prática Médica – Como o médico pode construir uma saúde financeira.

