Realizado Curso de Reanimação Neonatal para Profissionais de Saúde – Diretrizes SBP

Texto divulgado em 02/06/2025

Em 30 de maio, foi promovido, na sede da SPSP, o Curso de Reanimação Neonatal para Profissionais de Saúde – Diretrizes SBP, cujo objetivo foi ensinar enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde que atendem ao neonato na sala de parto e/ou unidade neonatal a ser parte da equipe que  realiza os procedimentos de reanimação em recém-nascidos pré-termo tardios, de termo e pós-termo (idade gestacional de 34 semanas ou mais), conforme as diretrizes do PRN-SBP de 2022.
 
O curso foi organizado pela Diretoria de Cursos e Eventos da SPSP e pelo Programa de Reanimação Neonatal SBP/SPSP, e coordenado por Mandira Daripa Kawakami e Silvia Heloisa M. Loffredo, contando com 23 participantes, que tiveram duas aulas teóricas e cinco aulas práticas com manequins de simulação. As instrutoras credenciadas do PRN-SBP foram Ana Natomi, Letícia Sefrim, Ana Paula Bonalumi e Gladys Gripp Bicalho. Também foi apresentado um vídeo sobre ventilação com pressão positiva com balão auto-inflável e máscara facial em recém-nascido ≥ 34 semanas (acesso livre em www.sbp.com.br/reanimacao).
 
Material didático para leitura – Documento Científico: Reanimação do do recém-nascido ≥ 34 semanas em sala de parto: Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria 2022 – Acesso livre em www.sbp.com.br/especiais/reanimacao/
 
Clique aqui para obter o Certificado de aprovação (validade até março de 2027).
Obs: Certificado será disponibilizado em até 15 dias da data do curso.