Recomendações para férias seguras ainda em tempos de Covid-19

Recomendações para férias seguras ainda em tempos de Covid-19

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 03/12/2021


As férias escolares estão quase aí. No entanto, apesar de parte da população estar vacinada e a consequente queda de novos casos, das mortes e da ocupação dos leitos hospitalares, não é hora de relaxar os cuidados contra a Covid-19.

Todas as medidas de prevenção deverão permanecer mesmo com a flexibilização e retorno à “normalidade”: lavagem constante das mãos com água e sabão ou uso do álcool em gel (sob a supervisão de um adulto), uso de máscaras faciais, considerando a idade da criança e sua capacidade de usá-las de forma apropriada, e evitar grandes aglomerações.

Dê preferência às brincadeiras e passeios ao ar livre, como praças e parques, incentivando o contato com a natureza. Pequenas viagens podem ser programadas, de preferência para locais com espaços ao ar livre, como sítios, fazendas e praias, sempre se atentando para a segurança das crianças e dos adolescentes. Se a família for viajar de avião ou ônibus, cheque as exigências das companhias ou do local de destino (como certificado de vacinação para os adultos ou PCR negativo nas últimas 72 horas).

Mantenha o distanciamento e mínimo contato físico com outras pessoas, principalmente em áreas comuns como parquinhos, pracinhas e condomínios. Faça a limpeza constante de brinquedos de uso frequente, em especial aqueles utilizados fora do domicílio e que tenham sido compartilhados com outras crianças.

Visitas a museus e a espaços culturais e esportivos são bons programas, observando sempre se os protocolos de segurança sanitária estão sendo seguidos e sinalizados corretamente para a proteção da saúde dos visitantes.

Atente para que a criança não toque com as mãos superfícies como corrimão de escadas, painel de elevadores e assentos de uso comum, devendo-se sempre realizar a higienização constante das mãos. Preste também atenção na higiene e na forma de servir as refeições em espaços públicos.

A recomendação mais importante é verificar o cartão vacinal de toda família. Se houver alguma vacina em atraso, recomenda-se colocá-la em dia. E a vacinação contra Covid-19 é atualmente a principal estratégia de prevenção de saúde pública para acabar com a pandemia. As vacinas atualmente aprovadas e autorizadas no Brasil são altamente eficazes na proteção contra doenças graves de Covid-19. Pessoas totalmente vacinadas têm menos probabilidade de serem infectadas e, se infectadas, têm menos chances de desenvolver sintomas e correm risco substancialmente reduzido de doença grave e morte por Covid-19 em comparação com pessoas não vacinadas.

Temos que lembrar também que as crianças ainda não estão imunizadas contra a Covid-19 e, portanto, podem adoecer durante o passeio. Vale pesquisar sobre o sistema de saúde da região para onde a família irá viajar.

Enfim, ainda não podemos relaxar com os cuidados que aprendemos a incorporar em nossa rotina: não existe risco zero de contaminação numa viagem, mas com cautela e responsabilidade, as férias de verão podem ser proveitosas e trazer muita diversão e relaxamento para a família.

Relatores
Alexandre Massashi Hirata
Regina Sílvia Costa Caranaúba
Departamento Científico de Segurança Infantil da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: lopolo | depositphotos.com