Residência e Gambatte

Texto divulgado em 21/12/2022


Gambatte não é só uma palavra japonesa: é uma forma de ver a vida, uma atitude que se pode aplicar no dia a dia; é uma ferramenta para elevação do ânimo, um norte para não se cair na letargia e no desânimo, em meio a desventuras inesperadas.

Gambatte está impregnada na cultura japonesa e traduz muito da capacidade de resiliência e de superação que esse povo tem mostrado em situações de grande sofrimento e transtorno, como na II Guerra Mundial, no acidente nuclear de Fukushima, nos tsunamis e terremotos frequentes.

A leitura do livro “Gambatte – a arte japonesa de fazer o melhor possível com o que se tem, de Nobuo Suzuki, Rio de Janeiro: Sextante, 2022”, é a inspiração para este artigo.

Gambatte pode ser traduzido como: “faça o melhor possível e não desista”.

Essa filosofia tem origem no estoicismo grego. Um dos grandes representantes dessas ideias foi o Imperador Marco Aurélio, que disse esta frase: “Você tem poder em sua mente, não sobre os acontecimentos. Perceba isso e encontrará a força”. Confúcio segue linha idêntica de pensamento: “Sua vida é criada por seus pensamentos. Você é o que pensa.”

Estas palavras podem ser traduzidas assim: a vida é uma caminhada que nos demanda esforço. O “chegar lá”, o sucesso, é um longo percurso, mas que demanda um primeiro passo. O início é sempre o mais difícil; uma vez dado, vem a autoconfiança, que capacita para dar os passos seguintes, um após o outro.

Detalhe importante foi captado por dois personagens mais perto da nossa época. Picasso: “A inspiração existe, mas ela precisa nos encontrar trabalhando” e Woody Allen: Oitenta por cento do sucesso consiste em estar lá”.

Costumo dizer que “a melhor Residência é aquela onde está o Residente, desde que ele traga o melhor de si.” Residência e Gambatte!

Seguem, então, 10 dicas de Gambatte para médicos(as) residentes, seguindo a óptica do livro citado: 

  1.  Esforce-se o máximo que puder (Isso significa gambatte) 

Significa dar o melhor de si a cada momento da Residência Médica, segundo a sua capacidade.

  1.  Esquente a pedra (desses três anos de formação pediátrica)

Como o ditado japonês que convida a se sentar durante três anos para derreter um obstáculo, o sucesso não depende de um esforço pontual e desmesurado, mas a constância naquilo a que você se propôs. ”Um pouco a cada dia”.

  1. Seja flexível e resiliente

Seu esforço deve se ajustar à mudança dos estágios da Residência: cada um tem uma peculiaridade e desafios específicos. Seja flexível como o junco, que se inclina sob o vento forte, mas não quebra. Seja, entretanto, leve como o vento. O humor traz leveza à vida.

  1. Olhe para os seus pés e para o horizonte ao mesmo tempo

Concentre-se em cada passo, em suas rotinas diárias, mas, ao mesmo tempo, tenha em mente seus planos de longo prazo. “Que pediatra você quer ser”?

  1. Os rituais são mais importantes do que as metas

Um projeto concluído é fruto de hábitos concretos que se aplicam dia a dia até que você consiga aquilo a que se propôs. Concentre-se no caminho, dedique tempo para o estudo, com método e disciplina, para chegar melhor ao destino.

  1. Tudo começa na mente

Planeje a sua semana de estudos. Reserve, também, um tempo para cuidar da sua mente e do seu corpo.

  1. Tenha paciência

A Residência já é um grande prêmio aos seus esforços anteriores. Desfrute desse tempo de aprendizado, da interação com os colegas e preceptores; compartilhe experiências, não se isole, divida as suas ansiedades.

  1. Nunca deixe de aprender

Seja curioso(a) e mantenha a mente sempre aberta a ideias novas. Pergunte sempre. Lembre-se que o seu grande mestre será sempre o seu paciente. Escute-o com atenção. Examine-o. Acompanhe-o. Dialogue com os familiares.

  1. Traga seu coração para o seu trabalho

Se o seu caminho (a Residência) tiver o seu coração, será um bom caminho; chegará ao destino desejado e a viagem será gostosa, porque ele te encorajará e fortalecerá.

  1.  Desenvolva o seu profissionalismo

Execute com diligência as suas ações. Respeite o paciente e os familiares, exercite a camaradagem entre seus pares. Respeite os colegas das outras áreas interdisciplinares, pois executam funções complementares e indispensáveis. Encontre “espelhos” entre aqueles que te ensinam e siga seus exemplos.

Relator:
Fernando MF Oliveira
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da SPSP