Retinoblastoma: diagnóstico e prevenção

Retinoblastoma: diagnóstico e prevenção

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 08/02/2022


Tiago Leifert e Daiana Garbin tomaram a iniciativa de divulgar na imprensa que sua filha apresenta retinoblastoma e fizeram um alerta para a importância do diagnóstico precoce, fundamental para preservar a vida e a visão da criança.

O retinoblastoma é um tumor ocular que em 10% dos casos tem herança familiar, sem predileção por sexo ou raça. Na maioria dos casos o diagnóstico é feito antes dos 3 anos de vida, podendo já ser observado por ocasião do nascimento.

O principal sintoma do retinoblastoma é a leucocoria, que é o reflexo branco na pupila ou “menina” dos olhos. Trata-se do reflexo da luz sobre a superfície do tumor, que está dentro do olho (intraocular) – ver foto abaixo. Outros achados são o estrabismo (olho torto), fotofobia (sensibilidade exagerada à luz), perda da visão e olho saltado (proptose).

Não há como prevenir, mas o diagnóstico precoce e uma equipe multidisciplinar é fundamental para um bom resultado. Mais de 95% das crianças com retinoblastoma podem ser curadas.

 

Fonte: Retinoblastoma – causas, sintomas e tratamento. Disponível em: https://www.mdsaude.com/oftalmologia/retinoblastoma/

 

 

Como prevenir?

A prevenção começa ainda na maternidade, com a realização do Teste do Olhinho (Teste do Reflexo Vermelho) até 72 horas de vida. Após essa abordagem inicial, o exame dever ser repetido pelo pediatra ao menos três vezes ao ano, nos três primeiros anos de vida da criança. Na identificação de qualquer anormalidade, a criança deve ser encaminhada para consulta com oftalmologista infantil, que aprofundará a investigação e indicará o tratamento mais efetivo para o caso.

Pais, ao tirar fotografias de seus filhos, podem detectar a presença de reflexos diferentes entre os olhos, estrabismo ou olhos que se movimentam de forma diferente ou irregular e avisar imediatamente o seu pediatra, que se encarregará de fazer o encaminhamento para o oftalmologista.

Este é o momento ideal para divulgar a importância do exame oftalmológico preventivo aos 3 e 5 anos de vida. Muitas doenças oculares da infância podem ser diagnosticadas e tratadas precocemente. Recomenda-se que, além da avaliação pediátrica, bebês de seis a 12 meses passem por um exame oftalmológico completo. Devem, se possível, repetir o exame anualmente ou pelo menos nas idades entre três e cinco anos.

Se há a correta indicação do Teste do Pezinho para prevenir doenças menos frequentes que o retinoblastoma, julgamos ser muito importante realizar, além do Teste do Reflexo Vermelho, o exame oftalmológico preventivo.

Se o tumor for diagnosticado e tratado quando é pequeno, não só salva a vida da criança, mas também o olho mantém a função de enxergar.

Abaixo está foto de tumor que tomou todo o olho em uma forma mais grave.  As setas vermelhas mostram os limites do tumor em um corte do olho após sua retirada (enucleação do olho).

Fonte: Arquivo pessoal da autora.

 

Relator:
Rosa Maria Graziano
Departamento Científico de Oftalmologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: https://www.mdsaude.com/oftalmologia/retinoblastoma/