RPPED: Associação entre anemia ferropriva e duração do sono no primeiro ano de vida

RPPED: Associação entre anemia ferropriva e duração do sono no primeiro ano de vida

Texto divulgado em 29/02/24


Nos primeiros anos de vida, o sono tem sido valorizado no âmbito da saúde infantil devido à sua relação com os mecanismos de crescimento e desenvolvimento. A duração adequada do sono está associada a uma melhor atenção, comportamento, funcionamento cognitivo, regulação emocional e saúde física nas crianças.

Os autores deste estudo avaliaram 123 crianças da cidade de Rio Largo/AL, que foram acompanhadas no primeiro ano de vida, e encontraram que aquelas que estavam com anemia (hemoglobina <11 g/dL no nascimento e/ou seis meses) tiveram risco 4 vezes maior de apresentar curta duração do sono, considerado como tempo total <10h, de acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono. Ainda, para cada unidade de aumento nos valores da hemoglobina, o tempo de sono aumentou em 16,2 min, independentemente de renda familiar, escolaridade materna, sexo e índice de massa corporal ao nascimento.

Mesmo que o tempo de duração do sono tenha característica multifatorial e que as crianças avaliadas sejam de característica socioeconômica específica, estes resultados suscitam a importância do nível de hemoglobina circulante para manutenção da homeostase corporal, possivelmente pelo seu papel de transporte de gases e na respiração celular.

Por fim, o estudo acrescenta o menor tempo de duração do sono como um possível novo item na lista de consequências indesejadas resultantes da anemia no primeiro ano de vida, como são as doenças infecciosas e o prejuízo do desenvolvimento cognitivo.

 

Acesse o artigo: Clique aqui

Saiba mais informações sobre a RPPED e como submeter artigos em: scielo.br/j/rpp