Sepse: uma prioridade de saúde global

Sepse: uma prioridade de saúde global

O Dia Mundial da Sepse (DMS), celebrado anualmente no dia 13 de setembro, foi proposto pela Aliança Global para Sepse (Global Sepsis Alliance) em 2012 e, desde então, eventos são realizados com o objetivo de aumentar a conscientização sobre sepse em todas as partes do mundo.

Você sabe o que é sepse?

A sepse ocorre em decorrência de uma inflamação exagerada do organismo, em resposta a uma infecção, geralmente causada por uma bactéria. Esta resposta inflamatória pode levar a uma série de complicações e causar danos ao nosso próprio corpo, afetando diversos órgãos e criando uma disfunção generalizada.

É uma emergência médica que precisa de tratamento imediato, uma vez que pode causar danos aos rins, pulmões, cérebro e coração e até a morte.

A sepse foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017 como uma prioridade de saúde pública global devido ao elevado impacto da doença (elevadas incidência, mortalidade, morbidade… e impacto financeiro também elevado).

Em 2017…

– 48,9 milhões de pessoas tiveram sepse;

– 11 milhões de pessoas morreram em decorrência da sepse – 1 em cada 5 óbitos que ocorrem no mundo é relacionado à sepse;

– mais da metade dos casos (25,3 milhões) de sepse ocorre em crianças e adolescentes;

– mais de 75% dos casos e dos óbitos por sepse ocorrem em países de baixa e média renda, onde nós, Brasil, estamos incluídos.

Diante dessa realidade, a OMS demanda que seus países membros implementem medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento da sepse para reduzir seu impacto. Países com Austrália e Suíça já implementaram Planos Nacionais de Combate à Sepse.

Qual a realidade brasileira?

ADULTOS – Estima-se que:

– 30% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são ocupados por pacientes com sepse (letalidade muito elevada, 56%);

– 420.000 casos de sepse/ano (adultos);

– 230.000 óbitos/ano (adultos).

 

CRIANÇAS – Estima-se que:

– 25% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) são ocupados por crianças com sepse (letalidade 20%);

– 42.374 casos de sepse em crianças/ano;

– 8.305 crianças morrem no Brasil anualmente em decorrência da sepse;

– fatores associados a elevada mortalidade: status vacinal desconhecido ou atrasado, infecções associadas à assistência à saúde, atraso no diagnóstico e tratamento… são fatores passíveis de prevenção e intervenção.

Qual o problema da sepse (barreiras).

– sepse é uma emergência (tempo é vida… atraso no diagnóstico e início do tratamento leva a aumento de mortalidade… igual a Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto;

– sepse é uma doença desconhecida (não é popular como outras doenças, como infarto e ACV);

– falta de conhecimento sobre sepse;

– falta de infraestrutura e recursos;

– imprensa não fala em sepse… usa infecção generalizada, disfunção de múltiplos órgãos.

Em 2021, a cidade de São Paulo, por meio de um mandato, instituiu o PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE SEPSE, no qual todos os Serviços de Saúde devem adotar um protocolo de sepse. Esta ação visa incentivar e promover a participação governamental na luta contra a sepse e defender que o investimento na saúde e na educação é uma medida de solução custo-efetiva.

Mas precisamos fazer muito mais… Existem exemplos excelentes, como os da Rory Staunton Foundantion (https://www.endsepsis.org/)

E como a sepse pode ser prevenida?

Se a criança ficar doente, com febre e com alteração do seu comportamento habitual, procure atendimento médico. Se for detectada uma infecção, deve ser prescrito antibiótico, que será administrado exatamente como indicado – dose, intervalos e tempo total de tratamento. Se a criança não apresentar melhora ou piorar dos sintomas, deverá ser reavaliada.

E devemos fazer o possível para evitar infecções: tomar todas as vacinas recomendadas, lavar as mãos e cuidar de ferimentos, como cortes e arranhões.

 

Saiba mais:

  • Global Sepsis Alliance. Disponível em: https://www.global-sepsis-alliance.org/
  • WHO calls for global action on sepsis – cause of 1 in 5 deaths worldwide. Disponível em: https://www.who.int/news/item/08-09-2020-who-calls-for-global-action-on-sepsis—cause-of-1-in-5-deaths-worldwide
  • Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) – Dia Mundial da Sepse (DMS). SOBRE O DIA MUNDIAL DA SEPSE. Disponível em: https://ilas.org.br/dia-mundial-da-sepse/)
  • The Legacy of Rory Staunton. Disponível em: https://www.endsepsis.org/
  • Disponível em: https://kidshealth.org/en/parents/sepsis.html
  • LEI Nº 17.570 DE 8 DE JUNHO DE 2021.Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-17570-de-8-de-junho-de-2021

 

Relatora:
Daniela Carla de Souza
Presidente do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS)
Departamento Científico de Terapia Intensiva da Sociedade de Pediatria de São Paulo