Sobre segurança e saúde nas escolas

Sobre segurança e saúde nas escolas

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 08/10/2021


A escola constitui um ecossistema que é a ampliação do lar para a criança, onde ela pode desenvolver-se e aprender a usar suas habilidades físicas, emocionais e sociais. É um ambiente de construção que marca definitivamente a vida dos alunos.

Por isso, é de suma importância o envolvimento dos pais e da comunidade com as unidades escolares. Mais do que um “depósito” de crianças e adolescentes, para que tenham ocupação enquanto os pais trabalham, a escola deve ser um ponto de encontro e de apoio para a comunidade desenvolver programas de saúde e de segurança.

Se considerarmos que os fatores externos (acidentes e violência) são as principais causas de morte de crianças e adolescentes em idade escolar, o comprometimento da família e da comunidade com a equipe escolar faz-se muito necessário. Recomenda-se a criação em cada escola de Comissões de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE), com participação de pais, alunos, profissionais e professores, a fim de discutir e exercer o importante papel da promoção de saúde e de prevenção da violência – como o bullying e cyberbullying, por exemplo. Assim, ao construir uma cultura de paz com a participação democrática de todos, podemos trazer para a escola o papel de fórum comunitário, onde se promove a saúde e a segurança.

Pais, participem ativamente da vida escolar de seus filhos e motivem a comunidade a fazer o mesmo. Todos só terão a ganhar com isso.

Relator
Fausto Flor Carvalho
Presidente do Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: fam veldman | depositphotos.com