SPSP deseja um feliz Dia do Médico

SPSP deseja um feliz Dia do Médico

Texto divulgado em 18/10/2023


Neste Dia Nacional do Médico no Brasil, queremos homenagear os profissionais do “jaleco branco”, que têm tornado o mundo um lugar melhor pelo incrível trabalho que executam.

Trabalho nada fácil e que envolve um dia a dia bastante peculiar:

  • Atender pacientes no consultório, no hospital, na sala de cirurgia, no serviço de emergência, na comunidade.
  • Estar pronto para oferecer cuidados e tratamento, muitas vezes colocando a saúde dos outros acima da sua, como na recente pandemia, ou nas missões humanitárias em áreas em conflito, espalhadas pelo mundo.
  • Estudar, atualizar-se, cuidar da família, comer quando dá e dormir um pouquinho.
  • Efetuar muitas tarefas administrativas, como preencher relatórios, rastrear dados de pacientes, seguir protocolos para garantir a segurança dos pacientes.

Antigos desafios se somam aos novos que a modernidade e a tecnologia impõem no exercício da profissão:

  • Equilibrar (ou tentar) as complexidades dos casos de saúde mental com o seu próprio controle e bem-estar: afinal, a depressão e ansiedade podem atingir a todos.
  • Saber que não existe “abordagem tamanho único” – cada paciente é diferente do outro, exigindo atenção genuína e empatia verdadeiras.
  • Enfrentar o esgotamento, o desânimo, a frustração, dilemas éticos, pressões financeiras; conhecer e dominar os avanços tecnológicos.
  • Manter, nas horas disponíveis para o atendimento, a qualidade da relação interpessoal, fundamental para o bom exercício da medicina.

“O médico é feito de observação, razão, coragem e compreensão”.

“Uso o jaleco branco com dignidade e orgulho – é uma honra e um privilégio poder servir ao público como médico”.

Essas frases, de colegas médicos, resumem o compromisso inabalável desta categoria profissional com o trabalho duro e com a ciência, e a vontade de fazer a diferença na hora da necessidade e da limitação. Com as habilidades e conhecimentos adquiridos e através do exercício da empatia, os médicos, assim, contribuem para o bem-estar da sociedade.

Obrigada, médicos, por sua incansável dedicação à saúde da humanidade!

Renata D Waksman
Presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo