SPSP em apoio à semana de prevenção à gestação na adolescência

SPSP – Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 23/01/2019

 A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) considera de grande relevância a abordagem do tema “Prevenção à Gestação na Adolescência”. Ao longo dos anos, a SPSP tem promovido palestras, eventos e materiais informativos sobre o assunto.

Recentemente, realizamos o Fórum de Direitos Sexuais e Reprodutivos dos Adolescentes – atividade sexual abaixo de 14 anos, onde foram debatidos diversos tópicos relacionados a prevenção de gestação na adolescência.

Organizado pela Diretoria de Cursos e Eventos e Departamento Científico de Adolescência da SPSP, o Fórum foi coordenado pelo presidente da SPSP, Claudio Barsanti, e pela pediatra Maria Ignez Saito, membro do Departamento Científico de Adolescência da SPSP.

Segundo Barsanti, a SPSP sempre esteve e estará presente em eventos nos quais este assunto é debatido, trazendo seu entendimento e suas contraposições. “É preciso trazer esse assunto para novas discussões, apresentar as visões de personagens de destaque nos âmbitos médico, bioético e legal é fundamental no sentido de traçar caminhos comuns que conduzam ao bem-estar pleno de nossos pacientes”, declarou Barsanti.

O apoio da SPSP também tem se dado através de iniciativas como o blog pediatra orienta. Nesse espaço, que pode ser acessado em pediatraorienta.org.br, é possível encontrar artigos que esclarecem e orientam pediatras e também a população geral sobre diversos assuntos.

As pediatras Andrea Hercowitz e Maria Sylvia Vitalle, ambas membro do Departamento de Adolescência da SPSP, tem ressaltado que a gravidez na adolescência é considerada um problema de saúde em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde se observa, nas últimas três décadas, aumento significativo dos índices de gestação em jovens de todas as classes sociais.

“A adolescência é a fase de transição entre a infância e a idade adulta, caracterizada pelas transformações físicas e psicossociais. Nessa fase, os jovens assumem mudanças na imagem corporal, de valores e de estilo de vida, afastando-se dos padrões estabelecidos por seus pais e criando sua própria identidade. O desenvolvimento da sexualidade faz parte do crescimento do indivíduo em direção a sua identidade adulta. Inicia-se com a exploração do próprio corpo (prática masturbatória) evoluindo para o interesse pelo parceiro. Modificações do padrão comportamental dos adolescentes no exercício de sua sexualidade vêm exigindo maior atenção dos familiares, profissionais de saúde e educação devido a suas repercussões, entre elas a gravidez precoce”, ressaltam as médicas.

Como nessa semana falamos sobre prevenção. Segue abaixo algumas recomendações (conteúdo na íntegra disponível em nosso blog: http://www.pediatraorienta.org.br/gravidez-na-adolescencia/).

Como evitar gravidez na adolescência:

  1. Estimular a autoestima dos jovens, na tentativa de afastá-los de comportamentos de risco.
  2. Estimular a formação de projetos para o futuro.
  3. Manter uma boa estrutura familiar, fundamentada no diálogo e afeto.
  4. Incentivar a educação e frequência escolar.
  5. Melhorar a qualidade do tempo livre, com estímulo aos esportes e atividades sociais.
  6. Dar orientação sexual e reprodutiva.
  7. Orientar quanto ao uso correto de anticoncepcionais.