Toda criança tem direito a um futuro!

Toda criança tem direito a um futuro!

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 06/12/2021


O nascimento de uma criança é antes de tudo um sopro de esperança para a humanidade. Mais uma oportunidade de renovação e criatividade. Cada criança traz em si um vir-a-ser de novidades. Na diversidade é que há renovação.

Sim, toda criança tem direito a um futuro.

Que futuro? Aquele que lhe é possível, dado pelo potencial inato que carrega em si.

Do que depende esse futuro? Do desenvolvimento pleno de cada etapa do seu crescimento e de sua maturação.

Quais os determinantes dessa construção de futuro? Acolhimento, amor, cuidado, oportunidades, educação, proteção, saúde.

Na dependência de quem este futuro está?  Da cota de responsabilidades partilhada pela família original, pelo Estado, pela Sociedade.

Cada uma no seu papel: singular e intransferível.

Como essas tarefas podem ser perceptíveis no dia a dia? Em um pré-natal efetivo, numa atenção ao parto adequada, em um acompanhamento médico periódico, na prevenção de doenças pela vacinação, na escola acolhedora, desafiadora e estimulante, na oportunidade de emprego, na justiça social, na distribuição das riquezas e oportunidades, na inclusão, no tratamento equânime dos recursos, num arcabouço jurídico protetor de direitos, num ambiente natural sustentável.

Qual o papel dos pediatras nessa construção? Ser um dos guardiões desse futuro.

Estamos num limiar, quase transpondo a demarcação de um novo mundo pós-pandêmico. Há um futuro pela frente. Nossas crianças necessitam que as capacitemos com um “kit” mínimo de habilidades pessoais: elas precisam de confiança, da sensação de proteção e cuidado, de metas para alcançar que valham à pena perseguir… Crianças precisam de sonhos, de utopias.  

Precisamos contar mais histórias fantásticas nas quais o possível não é contido pelo real imanente, mas pelo desejo, pelos afetos, pela beleza, pela arte, pela poesia, pela exuberância da natureza, pela simplicidade.

#Esperançar.

Esperançar é verbo. Não é atitude passiva de esperar, antes é ação que busca promover a realização do que se espera alcançar.

Bora!

Relator
Fernando M F Oliveira
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: hay dmitriy | depositphotos.com