Triagem oftalmológica de recém-nascidos

Triagem oftalmológica de recém-nascidos

O Teste do Reflexo Vermelho (TRV) tem fundamental importância na prevenção à cegueira infantil, pois detecta precocemente alterações no eixo visual e malformações congênitas da retina e nervo óptico, como catarata, glaucoma e infeções congênitas. Deve ser realizado pelo pediatra no berçário e nas consultas de rotina com 1 e 3 anos.

Quando o TRV for ausente ou alterado o pediatra deve encaminhar a criança para exame oftalmológico especializado para investigar a etiologia desta alteração e tratar a causa se necessário.

Recentemente, relato na mídia informou que o TRV Ampliado, que é uma foto do fundo do olho feita por uma câmera com lente grande angular, seria mais adequado. Tal fato levou a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) a se posicionar (clique aqui e leia o texto na integra) pois as mídias digitais têm grande valia na telemedicina, mas não são superiores nas crianças sem riscos.

Se o pediatra pode fazer um TRV sem perda de qualidade, nas doenças de retina a falta de um oftalmologista especializado neste Brasil continental pode ser suprida por um exame digital que será avaliado por oftalmologista a distância.

jeniffertn | Pixabay

___
Relatora:
Dra. Rosa Maria Graziano

Presidente do Departamento Científico de Oftalmologia da SPSP.

Publicado em 29/01/2019.

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.