Vacina da Varicela

Vacina da Varicela

medium_3172307027O Ministério da Saúde, através da Comissão Técnica para Revisão dos Calendários Vacinais e Consensos (Informe técnico 001/2013), incorporou a vacina da Varicela no Calendário Público, com uma dose, aos 15 meses da vida, junto com a tríplice viral (vacina quadrupla viral-SCRV).

Tal medida foi instituída considerando o aumento do risco de febre alta e possível convulsão febril com o uso da vacina SCRV na primeira dose, relacionado ao componente do sarampo (provavelmente por uma maior replicação do vírus vacinal do sarampo).

Assim, no calendário da rede pública, a criança recebe a primeira dose da vacina tríplice viral (SCR) no primeiro ano de vida e o reforço da mesma junto com a vacina da varicela (SCRV) aos 15 meses de vida.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) indicam a vacina da varicela a partir dos 12 meses de vida e o reforço aos 15 meses, junto com a vacina tríplice viral. No entanto, não há definição quanto à segunda dose da vacina da varicela na rede pública. O intervalo mínimo entre as doses das vacinas deverá ser de quatro semanas.

___
Relatora:
Dra. Silvia Regina Marques
Presidente do Departamento Científico de Infectologia da SPSP (2013-2016).

Publicado em 19/02/2014.
photo credit: Emery Co Photo via photopin cc

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.