O evento representou a reunião dos pediatras que acreditam na Pediatria e que buscam o conhecimento para melhor atender as crianças e adolescentes do País.
Aconteceu, de 17 a 20 de março de 2007, em São Paulo, o 11º Congresso Paulista de Pediatria, uma realização da Sociedade de Pediatria de São Paulo com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria. Foram quatro dias de atividades intensas, que abordaram amplamente assuntos muito atuais em Pediatria com o objetivo de aprimorar o conhecimento na assistência pediátrica em geral, contemplando também aspectos mais específicos das diversas áreas de atuação em Pediatria.
“O apoio e a participação efetiva neste congresso dos membros das comissões organizadoras e científicas, convidados nacionais e estrangeiros, Departamentos Científicos da SPSP e todos os colaboradores nos sinalizam que, ao contrário do que vem sendo prognosticado, a Pediatria está mais forte do que nunca e os pediatras ativos, conscientes e buscando o conhecimento para cumprirem sua missão da melhor forma possível”, afirmou Cléa Rodrigues Leone, presidente da SPSP (gestão 2004-2006) e também presidente do evento.
Expectativas superadas
Na solenidade que marcou a início do Congresso, Cléa comentou que a resposta obtida da comunidade pediátrica superou todas as expectativas, tanto em relação às atividades científicas do evento, como ao número considerável de temas livres enviados e aos inscritos nos cursos pré-congresso, que pela primeira vez foram teórico-práticos.
“O número de pediatras e especialistas que conseguiram pontuação junto à Comissão Nacional de Acreditação mostra que esses profissionais estão interessados na sua atualização profissional e na busca pela certificação”, comentou Maria Fernanda Branco de Almeida, diretora de Cursos e Eventos e presidente da Comissão Científica do Congresso.
Para Cléa, o Congresso representou a reunião dos pediatras do Estado, que acreditam na Pediatria, que querem se preparar e que buscam o conhecimento para melhor atender o seu paciente. “A presença constante dos congressistas em todas as atividades oferecidas, a satisfação manifestada por eles e o clima de alegria e de amizade que imperou durante o evento, tornou esse Congresso prazeroso e muito produtivo. Foi um ótimo encerramento de gestão”, concluiu.
Os números do evento
- Participantes – 432 convidados (5 internacionais) de 30 Departamentos Científicos e dois Núcleos da SPSP participaram das 140 atividades científicas. 2.419 inscritos presentes, dos quais 2.286 (95%) procedentes de 157 cidades do Estado de São Paulo e 133 pediatras de 69 cidades de outros 22 Estados, 1.658 são sócios da SPSP/SBP (69%) e 324 são residentes ou pós-graduandos e 134 estudantes.
- Temas Livres – 347 (60 apresentações orais e 287 pôsteres) com a participação de 115 pediatras docentes comentadores. “A apresentação dos temas livres por centenas de autores ajudou a construir um retrato da pesquisa no Estado e a debater problemas relacionados à saúde da criança e adolescente em nosso meio”, comentou Ruth Guinsburg, presidente da Comissão de Temas Livres.
- Apoio – presença de 10 patrocinadores, 42 expositores e 10 Organizações Não Governamentais. 18 Simpósios Satélites de 15 patrocinadores.
- Encontro sobre a Saúde da Criança Indígena no Estado de São Paulo – na manhã de 17/3, 50 profissionais participaram do encontro.
Novas publicações
A Série Atualizações Pediátricas, da Editora Atheneu, ganhou dois novos títulos, lançados no 11º Congresso Paulista de Pediatria: Hematologia Pediátrica e Atualização em Terapia Intensiva Pediátrica. O primeiro, coordenado por Josefina Braga, Luiz Gonzaga Tone e Sandra Loggetto, foi elaborado com foco no pediatra geral, responsável pela suspeita inicial dos diagnósticos das várias patologias pediátricas. Este é o primeiro livro no Brasil escrito por hematologistas pediatras, permitindo que a experiência dos profissionais do Departamento de Hematologia da SPSP seja divulgada. O segundo, do Departamento de Terapia Intensiva Pediátrica da SPSP, foi elaborado sob a coordenação de Juang Horng Jyh, Rodrigo de Freitas Nóbrega e Renato Lopes de Souza e procura abordar todos os grandes temas em Medicina Intensiva Pediátrica.
Cursos teórico-práticos
Uma das grandes novidades do 11º Congresso Paulista de Pediatria foram os cursos teórico-práticos que aconteceram no primeiro dia do evento. “A logística desses cursos teve uma intensa participação dos Departamentos Científicos da SPSP. Docentes e pediatras ficaram extremamente satisfeitos e isso orienta a Sociedade sobre os temas de interesse para a atualização do pediatra no futuro”, disse Maria Fernanda Branco de Almeida, diretora de Cursos e Eventos e presidente da Comissão Científica do Congresso.
Dos 12 cursos oferecidos, que envolveram 14 Departamentos Científicos da SPSP, seis deles tiveram as 470 vagas esgotadas antes do início do Congresso. No total foram 766 participantes, dos quais 625 (82%) avaliaram os cursos. Destes, 98% consideraram os conhecimentos adquiridos como ótimo (54%) ou bom (44%); e 98% relataram que os temas propostos têm ótima (58%) ou boa (40%) aplicabilidade clínica.
Comissão Nacional de Acreditação
850 especialistas em Pediatria receberam 15 pontos para a obtenção do Certificado de Atualização Profissional e 539 deles também pontuaram nas 15 diferentes áreas de atuação da Pediatria. Além disso, pontuação adicional foi conferida a 537 pediatras participantes dos cursos práticos. Os dados dos médicos já foram encaminhados à CNA pela SPSP.
Matéria do Pediatra Informe-se –Boletim da SPSP Ano XXIII – No 132 – Março/abril 2007
Editor: Luis Laerte Fontes ([email protected]); Reportagem: Lucia Fontes