Posse da Diretoria da SPSP – gestão 2007/2009

As entidades representativas de classe estão sempre em contínua formação e a Diretoria que inicia seu mandato tem consciência de que estará colocando mais um tijolo na construção da SPSP.

União e alegria deram o tom do jantar que marcou a posse da nova Diretoria da Sociedade de Pediatria de São Paulo, em 28 de março de 2007, no Centro Britânico Brasileiro, na Capital. Na ocasião, também tomaram posse os presidentes eleitos das 13 Regionais.

Cléa Rodrigues Leone, presidente da SPSP na gestão 2004-2006 disse, ao entregar o cargo, que os últimos três anos foram de intensas atividades, que contaram com a participação efetiva de todos – membros da Diretoria Executiva e demais Diretorias, todos os Departamentos Científicos, Grupos de Trabalho e, especialmente, os pediatras que prestigiaram todos os eventos e publicações da entidade. Cléa agradeceu a todos que a apoiaram e ajudaram a realizar o trabalho e fez votos de que a nova gestão seja muito feliz ao longo do período que se inicia.

Assumindo a Diretoria da SPSP, José Hugo Lins Pessoa, agradeceu o apoio e a solidariedade dos colegas na forma de adesão ao plano de trabalho da chapa eleita. “Uma equipe de importantes e capacitados pediatras irá trabalhar na gestão 2007-2009, e agradeço a todos que aceitaram o convite para enfrentarmos juntos o desafio de construir essa nova etapa da SPSP”, disse o presidente.

Em seu discurso, José Hugo comentou que as sociedades de especialidades médicas nunca estão prontas. À semelhança das pessoas, estão permanentemente se fazendo e refazendo, e a tarefa sempre inacabada de construir a SPSP continuará com esta gestão. Para ele, uma das missões da SPSP é contribuir com a atualização científica dos pediatras e, nesse sentido, a qualidade dos cursos, inclusive on-line, jornadas e congressos e as diversas publicações – ressaltando a Revista Paulista de Pediatria, em vias de indexação – são instrumentos vitais. O ensino da Pediatria também deve merecer atenção, uma vez que tanto as estruturas formadoras quanto as sociedades médicas precisam contribuir em um inegociável compromisso com a qualidade.

José Hugo ressaltou que a Diretoria de Relações Comunitárias trabalhará de modo atuante na ponte entre a SPSP e a comunidade, participando e organizando campanhas e ações em proteção à saúde e aos cuidados à criança e ao adolescente. A nova gestão também pretende visitar todas as Regionais, para dinamizar as ações da SPSP em cada cidade do Estado. “O pleno funcionamento das Regionais, na educação continuada e na defesa profissional tem uma importância estratégica”, comentou. A defesa profissional lutará pelo exercício da profissão enfrentando os conflitos do mercado de trabalho médico que aflige os pediatras de todo o Brasil, bem como todos os médicos. “Em que pese a universalidade da corrosão do valor do trabalho médico é preciso se indignar”, afirmou José Hugo em seu discurso. O novo presidente também reforçou o compromisso da SPSP em estar presente nas atividades da SBP, valorizando o conjunto da Pediatria brasileira.

José Hugo finalizou: “Aprendi que quando os trabalhos se desenvolvem em equipe, adquirem uma maior transcendência, e que individualismo e vaidades não cabem em sociedades amadurecidas. Já vivi o suficiente para saber que a vida distribui alegrias e sofrimentos, e hoje é um momento de alegria”.

 

Matéria publicada em Pediatra Informe-se Boletim da SPSP Ano XXIII – No 132 – Março/abril 2007
Editor: Luis Laerte Fontes ([email protected]); Reportagem: Lucia Fontes
Assessoria de Imprensa – SPSP

Clique aqui e confira a galeria de fotos.