23 de agosto: Dia de Combate à Injustiça

23 de agosto: Dia de Combate à Injustiça

Como é definido e qual o significado do termo injustiça? Substantivo feminino, originado do latim injustitia.ae; em que não há justiça, sem justiça, iniquidade; ação e/ou comportamento que se opõe à justiça, que viola os direitos de outra pessoa. O termo tem como sinônimos: iniquidade, tirania, agravo, desigualdade, parcialidade.

No dia 23 de agosto é celebrado o combate à injustiça e uma boa prática para honrar esse dia é rever as próprias atitudes e encarar os desafios que implicam em mudá-las.

Existem muitas formas de se cometer injustiça: discriminar alguém por sexo, cor, raça, religião, condição social ou orientação sexual, abusar do poder, explorar em casa, na escola, no trabalho, condenar uma pessoa inocente. Conhecemos, também, formas mais sutis de praticá-la: tomar para si o mérito de outra pessoa, caluniar ou difamar um inocente, falar mal de alguém sem estar na sua presença, valer-se de vantagens ilícitas para ganhar, seja numa competição, numa promoção ou mesmo numa disputa amorosa.

Quando tratamos do coletivo, nas comunidades, sociedades e nações, sabemos o quanto a injustiça social pode impedir ou atrasar seu desenvolvimento saudável, ao não fornecer direitos iguais a todos.

De acordo com publicação da Responsible Business, Five ways to fight social injustice, seguem cinco maneiras de ajudar a combater a injustiça em todo o mundo e sugestões de como fazer para que aconteçam:

  1. Oferecer nosso tempo – Ao doar algumas horas do nosso tempo, nós podemos construir conexões com outras pessoas, fazer a diferença na vida de muitos e frustrar causas sistêmicas e raízes de injustiças. Antes de nos envolver em qualquer movimento, devemos nos certificar e entender qual é a causa, qual é sua missão, seus objetivos e o que pretende alcançar.
  2. Promover a igualdade de gênero – Mulheres e meninas, em todos os lugares, devem ter direitos e oportunidades iguais, podendo viver livres de violência e discriminação. Ao saber e divulgar as histórias de mulheres mais vulneráveis, podemos ajudar a capacitar líderes femininas a ir ainda mais longe, ao alcançar novos patamares.
  3. Lutar pelos direitos trabalhistas – O tratamento justo e o apoio aos trabalhadores e suas famílias são sólidas políticas públicas e de boas práticas. Oferecer acesso gratuito a informações abrangentes e imparciais sobre os direitos dos trabalhadores é essencial em qualquer local de trabalho.
  4. Apoiar a diversidade no local de trabalho – Ninguém pode ser discriminado por causa de seu sexo, raça, religião, deficiência, opiniões políticas, orientação sexual ou nacionalidade no exercício de seus direitos. A diversidade pode melhorar a produtividade, ser fonte de inovação, facilitar um melhor gerenciamento de risco, abrir as portas, aumentar as oportunidades, satisfação de clientes e parceiros de negócios.
  5. Eliminar a fome e a pobreza globais – Devido à injustiça social e à discriminação, os pobres têm acesso limitado à educação em saúde, serviços médicos e outros serviços e, como resultado, fome, desnutrição e doenças. É necessária uma proposta multifacetada para lidar com esta questão, para que os programas sejam bem-sucedidos.

Podemos promover mudanças e, juntos, capacitados com as ferramentas necessárias para reverter este quadro tão impactante conseguiremos dotar todos, sem distinções, de honra e dignidade, com justiça e solidariedade.

Na Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) temos o Núcleo de Estudos dos Direitos da Criança e do Adolescente (https://www.spsp.org.br/departamentos/nucleo-direitos/), que combate e lida com toda e qualquer forma de injustiça e nas situações em que se extrapolam os direitos de nossas crianças e adolescentes.

Saiba mais:

Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/injustica/

Dia 23 de Agosto – Dia de Luta Contra a Injustiça. Disponível em: https://cidadaniaportal.blogspot.com/2014/08/dia-23-de-agosto-dia-de-luta-contra.html

RESPONSIBLE BUSINESS | FEB 20, 2019. Disponível em: https://www.responsiblebusiness.com/news/africas-news/five-ways-to-fight-social-injustice/

Relatora:
Renata D Waksman
Coordenadora do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: @atlascompany/br.freepik.com