4 de junho: Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão

4 de junho: Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 03/06/2022


Em 4 de junho de 1982 foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) o Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão com o objetivo de alertar para as condições de violência que as crianças estão sujeitas em várias partes do mundo.

Essa data não pode e não deve ser de comemoração e foi instituída como forma de protesto, reflexão e angústia a essa violência que, infelizmente, cresce todos os dias no mundo inteiro.

 

Os grandes objetivos deste dia são

  1. Despertar as pessoas para o sofrimento das crianças vítimas de agressão física, mental e emocional em todo o mundo.
  2. Afirmar o compromisso das Nações Unidas em proteger os direitos das crianças.
  3. Reconhecer e encorajar o trabalho de todos os indivíduos e organizações que se dedicam a esta causa.

 

Combater a violência contra as crianças não é nada fácil e, de acordo com a Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância (Sipani), com dados que constam no Portal Atual, no Brasil, por dia, 18 mil crianças são vítimas de agressão, representando 12% das 55,6 milhões de crianças menores de 14 anos de idade. Nos últimos dois anos, com a pandemia, esses números possivelmente aumentaram, porém não estão sendo contabilizados.

Este dia também faz lembrar das crianças vítimas de espancamento, de abusos físico, psicológico e sexual, negligência, afogamento, envenenamento, queimadura e trabalho infantil, mas é muito importante chamar a atenção para a carência de proteção e de educação das crianças, que se encontram numa fase frágil, de construção da personalidade, do caráter e dos valores.

Como esta violência se dá entre quatro paredes, é fundamental para quem convive com crianças perceber que alguma coisa de errado está acontecendo com elas, como: distúrbios alimentares, do sono, de comportamento, no desempenho na escola.

Um ponto importante sobre a defesa das crianças e adolescentes é em qualquer suspeita de violência ou agressão, denunciar para o Conselho Tutelar ou Ministério Público da cidade o mais rápido possível, tendo em vista que o público em questão é muito vulnerável.

Garantir um ambiente seguro e saudável para o crescimento e desenvolvimento das crianças é dever dos pais, das famílias, das comunidades, dos professores, dos governantes, enfim, da população em geral.

 

Saiba mais:

PORTAL ATUAL. Violência doméstica infantil é uma realidade preocupante nos lares brasileiros e precisa ser combatida

 

Relatora:

Renata D Waksman

Coordenadora do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo

 

Foto: geralt I pixabay.com