Vamos falar de obesidade mórbida na infância?

Vamos falar de obesidade mórbida na infância?

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 03/06/2022


O nome já assusta: obesidade mórbida – e ainda é mais assustador pensar em obesidade mórbida na infância. Infelizmente milhares de crianças em todo o mundo sofrem com essa condição e o dia 03 de junho foi escolhido para conscientização, combate e prevenção desta grave doença. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), combater a obesidade infantil mórbida é um dos principais desafios para o século XXI.  A Sociedade de Pediatria de São Paulo se engaja nessa conscientização, especialmente na prevenção da obesidade infantil. 

As medidas preventivas já devem acontecer na fase preconcepção, ou seja, antes de engravidar, a mãe já deve se preocupar com o próprio peso. Durante a gestação o ganho de peso excessivo,  alimentação rica em calorias e alimentos ultraprocessados estão associados ao ganho de peso na infância. 

O aleitamento materno nos primeiros 2 anos de vida é um grande aliado à prevenção da obesidade, além de alimentação equilibrada e rica em vegetais durante a infância e adolescência.

A atividade física deve ser estimulada já nos primeiros meses de vida. As telas devem ser evitadas antes dos 2 anos e limitada a, no máximo, 2 horas por dia na infância e adolescência. 

O diagnóstico precoce de excesso de peso é extremamente importante para evitar a obesidade grave. O acompanhamento pediátrico de rotina, com avaliação do peso, altura e o cálculo do índice de massa corpórea são armas fundamentais para o diagnóstico precoce. 

 

AJUDEM-NOS A DIVULGAR ESTA CAUSA!

 

Relatora:

Louise Cominato

Presidente do Departamento de Endocrinologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo

 

Foto: belchonock | Depositphotos.com