9 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal

9 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal

Atualmente, admite-se que o álcool (etanol) constitui a principal causa de retardo mental e de anomalias congênitas não hereditárias nos EUA e que de 5% a 10% dos fetos expostos ao álcool durante a vida intrauterina apresentarão anormalidades de desenvolvimento.

No Brasil temos poucos dados estatísticos sobre esse tema, mas sabe-se que o consumo de álcool está aumentando entre os adultos jovens e, principalmente, mulheres. De todas as substâncias de abuso (incluindo cocaína, heroína e maconha), o álcool é a droga que produz os efeitos neurológicos, cognitivos e comportamentais mais graves no feto, sendo também o agente teratogênico fetal mais comum, ocasionando más-formações cardíacas, renais, microcefalia, faciais, entre outras, tendo se tornado uma epidemia silenciosa e um problema de saúde pública.

A Sociedade de Pediatria de São Paulo criou o Núcleo de Estudos dos Efeitos do Álcool na Gestante, no Feto e no Recém-Nascido há uma década, que agrega um grupo multiprofissional, cujo objetivo principal é estudar e divulgar para as mulheres em idade fértil, aos obstetras, pediatras e todos os profissionais de saúde os perigos da ingestão de qualquer dose de álcool na gestação e lactação.

No dia 9 do mês de setembro comemoramos o Dia Mundial de Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), para que toda a família que espera a chegada de um bebê, em especial a mãe que gera essa nova criança, lembre-se que durante a gravidez inteira não se deve consumir QUALQUER bebida que contenha teor alcoólico. Tolerância ZERO para a ingestão de álcool na gestação!

 

Relatora:

Helenilce de Paula Fiod Costa

Presidente do Núcleo de Estudos dos Efeitos do Álcool na Gestante, no Feto e no Recém-Nascido (SAF) da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: @stefamerpik / br.freepik.com