Tratamento e Prevenção do Tabagismo

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 09/09/2022


Em 30 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Hospital Universitário da Universidade de São Paulo e o projeto “Dr Bartô”, coordenado por João Paulo Becker Lotufo, presidente do Núcleo de Combate ao Uso de Drogas por Crianças e Adolescentes da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), anunciaram uma importante ferramenta para auxiliar no tratamento e prevenção do tabagismo. A iniciativa conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), SPSP, Associação ISSUP BRASIL e FREEMIND.

Foi lançado o programa de Aconselhamento Breve (AB) em escolas públicas do país. São vídeos que podem ser repassados semanalmente nas escolas, com duração de três minutos, e depois o professor faz uma explicação adicional sobre o assunto. O AB deve ser contínuo e persistente. Neste semestre, o tema do vídeo será tabagismo e cigarro eletrônico e, em 2023, álcool e maconha. Para ter acesso ao conteúdo, basta que um professor da escola se credencie no site www.drbarto.com.br. Após assistir 3 aulas de 15 minutos para entender o programa, o professor receberá o material didático com o custo apenas da impressão do material. 

Os vídeos são elaborados para ensino fundamental 1, início e final do ensino fundamental 2 e ensino médio. O conteúdo também é indicado para famílias.

Esse projeto tem o intuito de ser uma ferramenta adicional para as escolas, dentre outras que já são utilizadas com o objetivo de prevenir o tabagismo e outras drogas. Um professor pode mudar a vida do jovem. Procuramos este professor com P maiúsculo!

 

Saiba mais:

www.drbarto.com.br

João Paulo Becker Lotufo
Presidente do Núcleo de Combate ao Uso de Drogas por Crianças e Adolescentes da Sociedade de Pediatria de São Paulo