Hoje, 26 de julho, é dia de homenagear as avós e os avôs, guardiões do tempo, do afeto e da memória. Celebramos, nesta data, uma presença que molda gerações, com paciência, fé e doçura.
Lembrança sempre gostosa é a “casa dos avós”. Esse lugar mágico onde a vida tem outro ritmo e o coração encontra abrigo – é uma extensão do colo. “Casa da vó e do vô” tem cheiro de comidinha saborosa e sempre a predileta de cada neto. É onde o sofá nos acolhe inteiro e o cuidado se sente em cada gesto, como um cobertor dobrado, uma oração sussurrada no fim da noite.
Na “casa da vó e do vô” o relógio marca o tempo de maneira diferente: lá a infância permanece viva, mesmo quando o corpo já é adulto; é onde tudo pode ser ressignificado – um tropeço vira aprendizado, um choro vira consolo. Nesse lugar os netos são sempre pequenos, os erros, sempre perdoáveis, e as pequenas conquistas, celebradas.
A vocês, avós queridos, nosso obrigado. Por serem abrigo, consolo, elo entre o passado e o futuro. Por nos ensinarem que ser família é nunca desistir uns dos outros.
Feliz Dia dos Avós.
Relator:
Fernando MF Oliveira
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da SPSP


