Café com o Professor discutiu a depressão entre crianças e adolescentes

Texto divulgado em 02/06/2026


No dia 30 de maio, foi realizado o Café da Manhã com o Professor – Depressão entre Crianças e Adolescentes: Pare – Observe – Acolha, uma ação pela Campanha Maio Amarelo. Organizado pela Diretoria de Cursos e Eventos e Núcleo de Estudos (NE) da Depressão da SPSP, o evento, realizado ao vivo, com transmissão pela plataforma Zoom da SPSP, teve por objetivo capacitar pediatras e educadores na identificação de sinais emocionais precoces de depressão no contexto escolar.

O Café da Manhã foi coordenado e moderado pela pediatra Carolina Tchakrian Gueogjian e pela psicóloga e psicanalista Flávia Schimidt Escrivão, que abriu o evento – respectivamente presidente e membro do NE da Depressão da SPSP. A atividade contou, também, com as apresentações da psicóloga e pedagoga Maria Angélica Mariottini de Lima, mestre em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, e da psicóloga e psicanalista Vera Ferrari Rego Barros, membro do NE da Depressão da SPSP.

Os temas das palestras englobaram: Saúde emocional dos adolescentes na escolaAnamnese para diagnóstico precoce da depressão: como interpretar os sinais escolares; e A compreensão dos adolescentes: quais sinais não podem ser ignorados. Ao final da atividade, houve uma sessão de discussão e os especialistas responderam perguntas dos espectadores.

A gravação deste Café da Manhã com o Professor estará disponível em até 10 dias depois do evento no portal SPSP Educa (www.spspeduca.org.br).