A surpresa nada agradável do kinder surprise (kinder ovo)

A surpresa nada agradável do kinder surprise (kinder ovo)

Próximo à Páscoa deste ano, a Ferrero iniciou recall de vários produtos da linha Kinder (Kinder surprise/Kinder Ovo, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise maxi 100g e Kinder Schoko-Bons), produzidos em ARLON, na Bélgica, após comprovação de contaminação na produção local por Salmonella typhimurium.

Após o primeiro caso relatado no Reino Unido, em janeiro de 2022, identificaram-se 156 casos em mais de 10 países, de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC):  65 casos no Reino Unido, 25 na França, 15 na Irlanda, 6 na Alemanha, 4 na Suécia, 2 na Holanda, 1 nos EUA, entre outros.

Crianças, geralmente menores de 10 anos (89% dos casos), apresentaram quadro de náuseas, vômitos, diarreia (com ou sem sangue), dor abdominal e dor de cabeça. Mesmo em se tratando de uma cepa resistente a vários antibióticos, a maioria dos casos foi leve, com apenas 9 hospitalizações e nenhum óbito.

A situação foi contornada pelo recall (113 países receberam chocolate dessa região) e a fábrica foi fechada até controle.

O Brasil não importa produtos da marca Kinder fabricados na Bélgica. Os consumidos aqui são fabricados na América do Sul.

Mas vale o recado: olhe o rótulo e veja a origem dos kinders que seu filho consome. Se for belga, dessa época, pode ter escapado ao recall.

 

Relatora:
Tania Zamataro
Presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo
Coordenadora do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo

foto: serezniy | depositphotos.com