Adolescência e drogas

A adolescência constitui uma fase crítica do crescimento e desenvolvimento humano que é caracterizada por profundas transformações. O adolescente realiza um movimento de ascensão, explodindo física e intelectualmente. Este jovem está à procura de sua identidade e de sua independência. Isto faz com que ele apresente uma série de características que, se por um lado propiciam que ele encontre a sua identidade adulta, por outro, contribuem para aumentar a sua vulnerabilidade. A necessidade de vivenciar novas experiências leva os adolescentes a se tornarem presa fácil a situações de risco, entre elas o uso de drogas.

No decorrer da história o ser humano vem utilizando produtos capazes de induzir alterações no seu estado de consciência, seu humor, suas sensações. Esses produtos são as drogas que têm a função do prazer imediato, principalmente em indivíduos que se encontram em período de transição entre valores antigos (que não têm sentido para eles) e novos valores, como na fase de adolescência. São usuários aqueles para os quais falta sentido para a vida ou indivíduos sem motivação (falta de escola, trabalho, etc). As drogas costumam ser classificadas de acordo com os efeitos que causam:

  1. Estimulantes (estimulam o sistema nervoso central = SNC) – cafeína, cocaína, anfetamina, tabaco, crack;
  2. Depressoras (deprimem o SNC) – calmantes, ansiolíticos, inalantes (cola), narcóticos (morfina, heroína), álcool;
  3. Alucinógenos (perturbam o SNC) – LSD, êxtase, mescalina, maconha, derivados de plantas, cogumelos – normalmente provocam alucinações;
  4. As drogas podem causar dependência física, ou seja, se o indivíduo deixar de usá-la sentirá um mal estar físico muito forte (síndrome de abstinência). Pode ocorrer também a dependência psicológica quando a droga ocupa o lugar central no pensamento, na emoção e atividade da pessoa.

Quais são os sinais de que o indivíduo possa estar usando drogas?

  1. Mudança de comportamentos
  2. Comportamentos arriscados
  3. Oscilação de humor
  4. Depressão
  5. Euforia, rir a toa de bobeira
  6. Reação de pânico
  7. Delírio (paranóia) e alucinações
  8. Psicose aguda
  9. Furto
  10. Promiscuidade
  11. Problemas legais
  12. Perda de noção de tempo e espaço
  13. Não ter paciência; estar sempre inquieto
  14. Ansiedade
  15. Trocar a noite pelo dia
  16. Andar com pessoas que usam drogas
  17. Isolar-se das pessoas que mais o querem bem e não possuem comportamento de usuários
  18. Mudança de hábitos pessoais
  19. Uso de colírios
  20. Alteração de apetite
  21. Menor atenção com higiene
  22. Perda de interesse por esportes
  23. Alteração no vestuário
  24. Problemas físicos: emagrecimento, olhos vermelhos, irritação nasal, tosse crônica
  25. Acidentes
  26. Picadas de agulhas
  27. Confusão mental
  28. Redução de memória para fatos recentes, falta de pontualidade, esquece seus compromissos
  29. Piora do rendimento escolar
  30. Raciocínio prejudicado (dificuldade de concentração)
  31. Repetência
  32. Falta a aulas
  33. Vadiagem
  34. Suspensão ou expulsão
  35. Problemas com os professores
  36. Agressividade, hostilidade
  37. Problemas de relacionamentos afetivos
  38. Mentiras freqüentes
  39. Angústia
  40. Despersonalização
  41. Fuga de dificuldades

O que poderá manter seu filho longe das drogas?

  1. Um bom relacionamento familiar
  2. Pais que mantém diálogo sincero com seu filho
  3. Pais que dão apoio emocional ao seu filho
  4. Pais que acompanham o rendimento escolar de seu filho
  5. Pais que passam responsabilidades aos seus filhos adolescentes
  6. Pais que são capazes de estabelecer limites e dizer não (e manter) quando necessário
  7. Pais que ajudam seus filhos nas dificuldades, mas não as resolvem por eles
  8. Pais que não dão tudo o que o adolescente quer, mas o necessário para que ele aprenda a lidar com frustrações
  9. Famílias que procuram manter a disciplina e rituais familiares como, por exemplo: horário de refeição, comemoração de aniversário, tempo disponível
  10. Adolescentes que recebem orientação espiritual e valores éticos e morais
  11. Adolescentes que se envolvem em atividades organizadas, como esportes, grupos de igreja, grupos com a presença de pais e/ou supervisão de adultos
  12. Adolescentes que apresentam progresso escolar, sensação pessoal de competência social e acadêmica
  13. Adolescentes com boa auto-estima e positividade

    Links úteis: www.antidrogas.com.br

Relatoras:
Dra.
Regina
Célia Lucizani Muller
Membro do Departamento de Adolescência da SPSP; Pediatra especialista em Medicina da Adolescência pela SBP; Fundadora do Ambulatório de Adolescência do Departamento de Pediatria da FCM da UNICAMP, Campinas, SP.

 

Dra. Marcela Knox da Veiga
Membro do Departamento de Adolescência da SPSP; Pediatra Especialista em Medicina da Adolescência pela SBP; Pós-Graduada em Psicologia e Psiquiatria do Adolescente pela UNICAMP; Coordenadora do Ambulatório de Adolescentes da Prefeitura Municipal de Jundiaí, SP.

Texto original divulgado em Dez/2005.

Texto atualizado em 27/08/2007.