Transporte escolar

Os pais que necessitam contratar um transporte escolar devem seguir algumas recomendações:

  1. O transporte escolar pode ser feito por terceiros ou pelo colégio. Obtenha sempre informações sobre o nível e a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais.
  2. O veículo e o motorista devem ser credenciados pelo DETRAN. Ao contratar o serviço, essa documentação deve ser exigida. O número de transportadores clandestinos aumenta nos períodos que antecedem o início do período escolar.
  3. A maioria das escolas indica, mas não se responsabiliza pelo transporte. Os pais devem procurar referências sobre aquele que foi escolhido e ter em mãos o nome completo do motorista e seu telefone.
  4. Os pais devem observar o trabalho dos transportadores, parando próximo à escola nos horários de entrada, avaliando itens como respeito à sinalização (semáforos e faixas de pedestres), ou se realiza manobras ou freadas bruscas e delicadeza no tratar com as crianças.
  5. Dar preferência aos veículos que apresentem em sua parte externa a placa de identificação, com o nome da escola, endereço e telefone e a identificação do motorista, com seu telefone de contato visíveis no painel.
  6. O número de crianças que o veículo pode transportar deve ser igual ao número de cintos de segurança.
  7. Os pais não devem permitir que seu filho seja transportado em pé ou que o número de crianças transportadas seja maior que o permitido por lei.
  8. Crianças em idade pré-escolar, isto é, abaixo dos sete anos, necessitam do uso de assentos de segurança.
  9. Os pais devem verificar se os cintos de segurança estão sendo utilizados da maneira correta.
  10. Pesquisar a área de embarque e desembarque das crianças. Não deve ser permitido que isso seja feito no meio da rua. Sempre pelo lado da calçada com supervisão de um adulto.
  11. O material escolar deve ser colocado em local apropriado para que não comprometa a segurança das crianças.
  12. Se as crianças transportadas forem pequenas ou o veículo for um ônibus, existe a necessidade de um acompanhante para cuidar das crianças durante o trajeto.
  13. É muito importante que os pais colaborem com a fiscalização, exigindo que as normas de segurança sejam cumpridas.

Saiba mais no livro:
Crianças e Adolescentes Seguros
. Guia Completo para Prevenção de Acidentes e Violências. Sociedade Brasileira de Pediatria. Coordenadores: Renata D. Waksman, Regina M. C. Gikas e Wilson Maciel. Editora: PubliFolha, 2005.

Links úteis:
Legislação sobre transporte escolar no Estado de São Paulo
Criança Segura – Dicas de Proteção – Transporte escolar

Relatora: Dra. Regina Maria Brunetti Kaiser Pirito
Presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da SPSP; Médica especialista em Medicina de Tráfego, São Paulo, SP.
Texto divulgado em 17/09/2007.