Amamentação é a base da vida – Dra. Ana Prigenzi

Amamentação é a base da vida – Dra. Ana Prigenzi

O aleitamento materno e minha chegada a Peruíbe/SP, em 17 de março de 1987, andam praticamente juntos.

Na época, atuava em Nefrologia Infantil, mas percebi que a falta de orientação da melhor alimentação era uma necessidade pontual no município. Senti o quanto a amamentação poderia fazer diferença na vida dos bebês e de suas mães. Iniciei o ambulatório de aleitamento materno e fui buscar conhecimento.

Em 1990, fiz um curso de manejo clínico na área e, em 1999, de Aconselhamento em Aleitamento Materno. Nesse mesmo ano, junto ao Departamento Municipal de Saúde de Peruíbe/SP, tivemos duas grandes conquistas: a inauguração do Banco de Leite Humano e o Título de “Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)” para a maternidade.

Já em 2001, passei a ser avaliadora da IHAC, uma experiência infinitamente gratificante. Estudei e me especializei até chegar à Consultora Internacional em Aleitamento Materno (IBCLC- International Board Certified Lactation Consultant).

Neste cenário, abro parênteses para falar das minhas experiências com a amamentação e como mãe. Em 1988, nasceu minha primeira filha e precisei enfrentar alguns desafios para amamentar: ingurgitamento mamário e fissuras.

Felizmente, contei com o apoio necessário tanto em casa quanto dos profissionais de saúde que me acolheram e amamentei com muito sucesso e felicidade! Em 1994, ano do nascimento do meu segundo filho e de novos desafios: prematuridade e baixo peso, novamente foram superados com muito amor e apoio.

No meu trabalho, tenho a satisfação de poder ajudar outras mães a superarem dificuldades, como prematuridade, baixo peso, problemas para amamentar, unindo minha experiência como mãe e profissional, atuando como coordenadora do Banco de Leite Humano de Peruíbe e acompanhando os excelentes resultados que o aleitamento materno proporciona no desenvolvimento dos bebês.

A amamentação é uma paixão e uma causa que me acompanha e me motiva todos os dias!

Dra. Ana Maria Calaço Prigenzi
Esposa do Cezar, mãe da Karla (30 anos) e do Cezar (24 anos).
Pediatra do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP.

agosto dourado

___
Publicado em: 3/08/2018

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.