A Disciplina de Pediatria Neonatal da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a ONG Viver e Sorrir – Grupo de Apoio ao Prematuro, inaugurou no início de agosto as novas instalações do Ambulatório dos Prematuros.
O Ambulatório oferece atendimento multidisciplinar a 800 crianças mensalmente, e se prepara para receber cerca de 100 novos bebês a cada ano. Com a reforma, além do atendimento com pediatra, psicólogo, fisioterapeuta, odontologista, neurologista, assistente social, nutricionista e fonoaudiólogo, foi incluído o acompanhamento oftalmológico. Também foram adequadas as demandas de acessibilidade e melhoradas as condições de acolhimento das famílias dos bebês.
Uma vez que os pacientes prematuros normalmente apresentam sequelas ou comprometimento do seu desenvolvimento, o acompanhamento no ambulatório é realizado até que esses pacientes completem 19 anos. Além disso, a nova estrutura possibilita receber
Por ser referência no Brasil, uma vez que adota um modelo de assistência recomendado em países desenvolvidos, o Ambulatório também ampliou sua estrutura para viabilizar a visita de profissionais de outras regiões do Brasil para replicar o modelo de atendimento. Como uma instituição de ensino e agora com mais espaço, teremos condições de receber profissionais da rede de saúde de todo o Brasil para treinamento, afirma Ana Lucia Goulart, chefe da Disciplina de Pediatria Neonatal da Unifesp e coordenadora do Ambulatório.
Durante a rápida cerimônia, foram homenageadas famílias e empresas que. Na cerimônia de inauguração, o presidente da ONG Viver e Sorrir, Beijamin Kolpeman, agradeceu a todos que apóiam o desenvolvimento do ambulatório e contribuíram para a realização da ampliação das instalações e citou o trabalho dos voluntários. “Em breve o ambulatório dos prematuros completará 30 anos, mas este trabalho não está terminado. A transferência de conhecimento é uma tradição da Escola Paulista de Medicina”, falou Kolpeman.
Assessoria de Imprensa – SPSP
Texto divulgado em 13/09/2010.
José Luiz Guerra
Ana Lucia Goulart, coordenadora do Ambulatório dos Prematuros, à sua direita Walter Albertoni, reitor da Unifesp.
José Luiz Guerra
Novo consultório odontológico do Ambulatório dos Prematuros.
José Luiz Guerra
Walter Albertoni, reitor da Unifesp e à sua esquerda Benjamin Kopelman, presidente da ONG Viver e Sorrir.