APENDICITE GRAU IV COM COMPROMETIMENTO PERITONEAL: UM RELATO DE CASO

Introdução
Apendicite aguda (AA) se caracteriza pela inflamação do apêndice, sendo uma das principais causas cirúrgicas na emergência pediátrica no Brasil. O relato do caso visa alertar sobre as complicações do diagnóstico tardio de tal enfermidade.

Descrição de caso
Escolar, sexo masculino, 8 anos, iniciou quadro de dor abdominal, vômito e febre, evoluindo com piora clínica importante após 10 dias do início dos sintomas . Ao exame físico admissional apresentava-se hipocorado, com abdome globoso, doloroso à palpação difusamente com sinais de irritação peritoneal à manobra de Blumberg e Rovsing. O exame laboratorial da admissão evidenciou leucocitose (15.420 leucócitos e 86% neutrófilos). Foi avaliado pela equipe de cirurgia geral, sendo solicitado tomografia computadorizada de abdome e pelve, a qual confirmou quadro de AA, sendo necessária abordagem cirúrgica por videolaparoscopia que constatou: apendicite grau IV perfurada com bloqueio local, presença de secreção purulenta em pelve e peritonite. Realizou antibioticoterapia venosa com amicacina, ceftriaxone e metronidazol por 7 dias. Paciente evoluiu com melhora clínica, laboratorial e boa aceitação da dieta, recebendo alta médica para finalização do tratamento com amoxicilina com clavulanato por 7 dias.

Discussão
O paciente apresentou sinais e sintomas condizentes com apendicite, porém deve o diagnóstico retardado, devido á não procura imediata a atendimento médico.
O diagnóstico é essencialmente clínico, mas pode-se fazer necessário a realização de exames complementares. A AA pode ser classificada desde grau 1 a grau 4, considerando a inflamação e o comprometimento peritoneal, sendo o grau 4, referido no caso, de maior gravidade, com perfuração do apêndice e comprometimento peritoneal.

Conclusão
Conclui-se que o diagnóstico e intervenção precoce interferem diretamente na evolução do paciente frente ao quadro de apendicite, especialmente na gravidade apresentada no caso descrito, sendo a abordagem cirúrgica associada a antibioticoterapia imprescindíveis para resolução desse quadro.