O Traumatismo Cranioencefálico (TCE) é uma emergência médica, e corresponde a qualquer lesão traumática que envolva o parênquima cerebral e/ou suas estruturas adjacentes. Independentemente de sua gravidade leve, moderado ou grave seu manejo pode ser desafiador, especialmente quando acomete a faixa etária pediátrica, casos em que a experiencia médica é fundamental.
Considerando que no nosso país o atendimento médico inicial ainda é feito por grande parte de não especialistas, e que o preparo para atendimento ao paciente pediátrico crítico é essencial no atendimento inicial do TCE, foi desenvolvido problema de pesquisa objetivando avaliar o nível de preparo de profissionais atuantes em atendimento de emergência na região da Zona da Mata de Minas Gerais.
Tal será realizado através da aplicação de questionários, por meio dos quais seja possível encontrar pontos de eventuais falhas no preparo de profissionais atuantes na emergência.
O objetivo final da pesquisa é identificação de falhas que podem afetar a condução adequada de casos de TCE e o planejamento e desenvolvimento de programas de treinamento que possibilitem a melhor adequação dos atendimentos aos protocolos adequados ao atendimento pediátrico, possibilitando melhor formação profissional e melhor atendimento à população.