A estratégia de ensino aprendizagem, denominada discussão de casos clínicos à beira do leito, pode ser uma metodologia ativa e foi utilizada desde os primórdios da educação médica. A despeito de sua validade como metodologia ativa de ensino, pouco se discute na literatura acerca do como fazê-lo. Um roteiro sistematizado foi proposto por docentes e preceptores, de um cenário pratica numa urgência e emergência em Pediatria, visando explorar essa ferramenta e ampliar as possibilidades de planejamento para a prática. O roteiro objetiva estabelecer uma rotina no exercício da docência, como forma de auxiliar os discentes na aprendizagem, contínua e significativa, e contribuir para a aquisição de habilidades e competências, com maior aproveitamento do momento da visita. Os resultados dos questionários aplicados aos discentes demonstraram que são utilizadas várias estratégias de aprendizagem, as quais estimulam a busca ativa do conhecimento, incentivam o uso do aprendido, de maneira a favorecer a aplicação desse conhecimento na prática. As respostas também trouxeram à tona informações acerca do estágio, ao permitirem reflexões e propostas de mudanças direcionadas, e admitirem sua utilização como instrumento de avaliação no internato. Considerando a relevância que a discussão de casos à beira do leito tem na formação médica, promover sua sistematização mostrou-se efetivo para o processo de ensino-aprendizagem. O aperfeiçoamento dessa estratégia de ensino, por meio da utilização de recursos que exploram a riqueza de um caso clínico real, amplia o olhar do discente para além do saber teórico e permite sua reflexão acerca da prática clínica, da ética profissional, do respeito às diferentes culturas e saberes populares.