ESTRATÉGIAS MUSICAIS APLICADAS NA REABILITAÇÃO AUDITIVA INFANTIL

INTRODUÇÃO: A literatura aponta que a música é uma ferramenta importante no processo de habilitação e reabilitação auditivas de crianças com deficiência auditiva (DA), impactando positivamente no seu desenvolvimento. OBJETIVO: Desenvolver estratégias musicais para serem utilizadas no processo terapêutico de crianças com deficiência auditiva e verificar sua aplicabilidade. METODOLOGIA: Foi desenvolvido um acervo, composto por 20 músicas de métricas e tonalidades diferentes, por uma educadora musical. As músicas foram gravadas em estúdio tratado acusticamente e digitalizadas e foram adaptadas para a rotina e faixa etária das crianças. Realizou-se estudo piloto e 10 crianças com DA matriculadas em um serviço público de terapia fonoaudiológica foram convidadas a participar, seguindo os critérios de elegibilidade estabelecidos. O protocolo para aplicação e análise das estratégias musicais foi desenvolvido para esta pesquisa em parceria com a educadora musical. A aplicação das estratégias durante as sessões terapêuticas de cada participante foi gravada mediante autorização dos responsáveis e realizada pela pesquisadora. RESULTADOS: Sete crianças entre 2 e 7 anos de idade, com perda auditiva sensorioneural bilateral de diferentes graus e usuárias de aparelho de amplificação sonora individual e/ou implante coclear participaram do estudo. Foram realizadas 5 sessões com cada criança, descritas no roteiro de observação. Foi possível observar que, nas primeiras sessões, os participantes apresentavam apenas sinais de atenção e envolvimento com a estratégia, assim, raramente eram notados sinais para cantar, recitar ou movimentos de acordo com a atividade proposta. No entanto, após três sessões, notou-se que as crianças apresentaram maior engajamento com as estratégias musicais, intenção para cantar e/ou recitar, movimentos compatíveis com o ritmo musical e motivação. CONCLUSÃO: Foi possível desenvolver, gravar e aplicar as estratégias musicais em um grupo de crianças com DA. As estratégias foram facilitadoras para o processo de reabilitação auditiva e tornaram-se acervo para o serviço de terapia da instituição.