Introdução:
A tuberculose é uma doença infecciosa considerada um problema de saúde pública, ainda nos dias atuais, sendo notificados cerca de 70 mil novos casos por ano no Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde. A forma pulmonar é a principal apresentação da doença, porém pode afetar outros órgãos e sistemas, manifestando-se como forma extrapulmonar, sendo esta mais comum em crianças menores que 5 anos, em comparação com adultos. Ademais, conforme a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 1,2 milhões de casos ocorreram em crianças menores de 15 anos, no ano 2021, sendo a mortalidade mais elevada nesta faixa etária do que a mortalidade geral pela doença.
Objetivo:
Estudar a situação epidemiológica de casos de tuberculose na faixa etária de 0 a 14 anos no Estado de São Paulo, Brasil, no período de 2012 a 2022.
Método:
Consiste em um estudo observacional descritivo retrospectivo, utilizando base de dados secundários por meio do banco de dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) do DATASUS, referente ao período de 2012 a 2022 no estado de São Paulo e no Brasil.
Resultados:
O número absoluto de diagnósticos no período na faixa etária de 0 a 14 anos no estado de São Paulo foi de 5.717, que corresponde a 20,70% dos diagnósticos de tuberculose no Brasil no mesmo período e faixa etária. Houve predomínio da raça branca (40,28%) e da faixa etária de 10 a 14 anos (39,60%). Entre os sexos, houve discreto predomínio (50,04%) do masculino. Grande parte dos casos (89,36%) evoluiu para cura.
Conclusão:
Os dados apresentados constituem uma contribuição para o entendimento da situação epidemiológica da tuberculose, oferecendo informações essenciais para embasar tomadas de decisões, sobretudo no que diz respeito às medidas de prevenção e controle da tuberculose no Estado de São Paulo.