EXCREÇÃO DE ELETRÓLITOS URINÁRIOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV

Introdução: Com a introdução da terapia antirretroviral combinada (TARVc) surgiu a preocupação com as complicações não infecciosas consequentes ao HIV, entre elas, as alterações renais.
Objetivo: Avaliar o padrão de excreção dos eletrólitos urinários em uma coorte de crianças e adolescentes infectados pelo HIV, assintomáticos renais. Verificar a relação das possíveis alterações com parâmetros clínicos e imunológicos.
Casuística e métodos: Participaram deste estudo crianças e adolescentes regularmente matriculados num serviço de referência em SP. Projeto aprovado pelo CEP institucional, com assinatura de TCLE. Dosagem da relação eletrólitos urinários/creatinina urinária e dosagem de proteína carreadora de retinol urinário (RBPu) foi feita em amostra isolada de urina, outros dados foram obtidos do prontuário médico.
Resultados: Foram avaliados 115 pacientes de 18 a 234meses, 50,4 do sexo masculino, 87,8 em uso de TARVc. A excreção do fósforo estava aumentada em 14,8 dos pacientes, magnésio em 12,8, sódio em 9,7, cloro em 5,5, cálcio em 7,5 e potássio em 0,9 dos casos. A excreção aumentada de potássio tendeu a ser mais freqüente nos pacientes com 10 anos (p=0,051). Pacientes com CD4+ entre 200-500cél/mm3 e não púberes apresentaram maior tendência a excreção aumentada de sódio (p=0,065 e p=0,061 respectivamente). A excreção aumentada de cloro se relacionou com CV detectável (p=0,034). A excreção de fósforo e magnésio aumentados foi mais freqüente nos 10 anos (p=0,016 e p=0,005 respectivamente). A RBPu estava alterada em 3,8 dos pacientes.
Discussão: As alterações das células tubulares renais e a nefrotoxicidade de alguns antirretrovirais vem sendo descritas nos últimos anos, mas ainda não existe um padrão de excreção tubular estabelecido para esses pacientes.
Conclusão: A excreção alterada de eletrólitos urinários e a dosagem de RBPu nessa população diferiu pouco do padrão esperado para crianças normais, não permitindo seu uso para o acompanhamento da função renal.