IMPACTO DA AÇÃO SOCIAL DA LIGA ACADÊMICA DE PEDIATRIA NA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19, EM CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS, NA CIDADE DE RIO CLARO.

Em 2020, foi decretado a pandemia do COVID-19. A produção de vacinas iniciou no final do mesmo ano, e sua aplicação no Brasil em Janeiro de 2021. Em crianças, as vacinas começaram a ser aplicadas em janeiro de 2022. Na cidade de Rio Claro, no estado de São Paulo, a vacinação infantil iniciou-se no mesmo período. No mês seguinte, a Liga Acadêmica de Pediatria ofereceu uma palestra sobre a vacinação, por meio das mídias sociais da secretaria de saúde. Levantou-se os dados da vacinação do COVID-19 em crianças de 5 a 11 anos no Município de Rio Claro após ação social da Liga Acadêmica de Pediatria. Após o evento, de acordo com a secretaria municipal de Rio Claro, ocorreu um crescimento nas doses aplicadas na faixa etária observada, sendo 6.761 em fevereiro, 7.202 em março e 1.390 em abril.

O objetivo deste estudo é demonstrar a influência da ação social da liga acadêmica de pediatria para o aumento no número de vacinados dos 5 aos 11 anos, na cidade de rio claro.

Estudo epidemiológico, descritivo, no qual foram analisados dados da cidade de Rio Claro-SP, compreendendo a vacinação do COVID-19 entre o período de Janeiro de 2022 à maio de 2022, em crianças de 5 a 11 anos, antes e após a ação social da Liga de Pediatria.

Antes do evento, a vacinação infantil da COVID-19 estava abaixo da quantidade esperada pela secretaria municipal de saúde, com 4.784 primeiras doses aplicadas no município. Após esse evento, o número de crianças vacinadas aumentou, chegando a 6.761 em fevereiro, 7.202 em março e 1.390 em abril.

Constatou um processo de intervenção social por meio da liga de pediatria em Rio Claro. Por meio do evento, ocorreu um aumento no número de crianças vacinadas no município.