O IMPACTO DO TDAH NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR.

Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e sua complexidade devem ser compreendidos para suporte, tratamento e diagnóstico precoce e eficaz. Trata-se de um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por agitação motora, déficit de atenção persistente e impulsividade, levando a dificuldade de socialização do indivíduo afetado.
Objetivo: O propósito do estudo é de evidenciar a influência do transtorno de déficit de atenção no desenvolvimento neuropsicomotor infantil.
Metodologia: Realizado como revisão de literatura pelo levantamento de artigos publicados sobre o tema.
Resultados: O TDAH afeta diferentes áreas da vida de cada indivíduo. No âmbito infantil, crianças que apresentam o transtorno, mostram dificuldades em habilidades como, trabalho em equipe, memória e organização. A avaliação precoce e o tratamento adequado podem reduzir esses sintomas significativamente, promovendo uma melhor qualidade de vida e reduzindo os riscos de rejeição social ou incapacitação.
Conclusão: Pelo fato do distúrbio influenciar comportamentos involuntários nos âmbitos sociais do indivíduo, é de suma importância que haja efetivação de políticas públicas, conscientização da sociedade e sensibilização do público em relação ao problema, para que não exista julgamentos, falta de conhecimento e empatia com o indivíduo que sofre com o transtorno, se mostrando essencial, e extrema importância o diagnóstico precoce do TDAH.

Referências:
SENO, Marília Piazzi. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): o que os educadores sabem?. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 27, n. 84, p. 334-343, 2010 . Disponível em . acessos em 10 jan. 2024.
GRAEFF, R. L., VAZ, C. E. Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Psicologia USP, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 341-361, 2008. DOI: 10.1590/S0103-65642008000300005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/41967. Acesso em: 10 jan.. 2024.