Introdução: A pneumonia adquirida em comunidade (PAC) complicada é um processo infeccioso pulmonar em paciente proveniente da comunidade, sem história de hospitalização nos últimos 30 dias. As complicações podem ser: derrame pleural, empiema pleural, abscesso pulmonar, sepse, choque séptico, coagulação intravascular disseminada (CIVD) e, até óbito, a despeito do uso de antibióticos. Este trabalho trata-se de um relato de caso com desfecho desfavorável, apesar das terapias implementadas.
Descrição do caso: Menino, 7 anos de idade, previamente hígido. História de febre, tosse e vômitos 3 dias antes da admissão hospitalar. Após 2 dias evoluiu com desconforto respiratório e odinofagia. Levado ao pronto atendimento(PA), diagnosticado com amigdalite bacteriana e prescrito amoxicilina. No dia seguinte, mantinha sintomas, retornou ao PA e foi transferido para a unidade hospitalar, devido diagnóstico de pneumonia. Na admissão hospitalar: desidratado, taquicárdico, taquipneico, com dor torácica e murmúrio vesicular abolido em hemitórax esquerdo. Ofertado oxigênio, expansão volêmica e iniciado ceftriaxona+vancomicina. Radiografia de tórax: consolidação em todo pulmão direito. Sem leucocitose mas predomínio de bastonetes(8%). Acidose metabólica e lactato elevado. Alteração renal, sendo substituído vancomicina por linezolida. Evoluiu com gemência, piora da dispneia. Acoplado à ventilação não invasiva. Realizada toracocentese (250mL, piosanguinolento, glicose 2mg/dl e desidrogenase lática 1.800UI/L). No 2º dia de internação, iniciada ventilação pulmonar mecânica (VPM) e aminas vasoativas. Apresentou parada cardiorrespiratória (PCR), com retorno após ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Mantido em choque pós-parada, com associação e titulação de aminas. Apresentou mais 8 PCRs, sendo a última sem resposta a RCP, 43h após sua admissão hospitalar.
Discussão: O diagnóstico de PAC complicada envolve anamnese, exame físico, exames de imagem e laboratoriais. O tratamento exige antibiótico e, em alguns casos, drenagem do líquido pleural, com objetivo de melhor prognóstico.
Conclusão: Geralmente os pacientes respondem favoravelmente ao tratamento da PAC mesmo que complicada, mas este relato serve de alerta para possível letalidade.