Introdução
A malformação arteriovenosa cerebral (MAVC) corresponde a uma comunicação anormal entre as artérias e as veias a nível cerebral, são de origem congênita e tem caráter não neoplásico, podem resultar em hemorragia cerebral, cefaleia, convulsões, entre outros. Seu tratamento é individualizado, auxiliado através da escala de Spetzler Martin.
Descrição do caso
Lactente gemelar 1, apresentou episódio de choro forte seguido de crise convulsiva tônico clônica generalizada, inédita, sem traumas, no pronto socorro, recebeu dose mínima de diazepam e foi realizado intubação orotraqueal devido rebaixamento do nível de consciência (RNC). Encaminhado para UTI para investigação, em TC de crânio, constou-se: conteúdo hiperdenso, heterogêneo, localizado em região frontal bilateralmente, com volume de 61 ml, classificado como III na escala de Spetzler-Martin. Feito avaliação conjunta com neurocirurgia, com posterior diagnóstico de MAVC devido quadro clínico e presença de hemorragia, sem histórico de trauma, realizado derivação ventrículo peritoneal, seguiu em internação para estabilização clínica.
Discussão
MAVC tem uma prevalência estimada de 1,12 a 1,42 casos por 100.000 pessoas/ano, existem fatores heterogêneos que implicam no seu desenvolvimento e prognostico, como classificação da anormalidade vascular, fluxo vascular e anatomia do local acometido. O diagnóstico da MAV envolve a realização de exames de imagem, para o caso relatado foi realizado tomografia computadorizada (TC) e ressonância nuclear magnética (RNM) de crânio. O tratamento é individualizado, variando entre ressecção por microcirúrgica, embolização, drenagem de conteúdo hemorrágico, tratamento conservador por meio de espera vigilante, entre outros (SICURI, GALANTE, STEFINI, 2021, MOREL et al., 2022).
Conclusão
MAVC cursam com baixa prevalência e dependem de fatores heterogêneos para seu prognóstico, contudo, em situações com crise convulsiva em lactente associado ao rebaixamento do nível de consciência, torna se imprescindível a investigação com exame de imagem.