SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ: APRESENTAÇÃO ATÍPICA EM PRÉ ESCOLAR

Introdução: As polineuropatias agudas imunomediadas conhecidas como síndrome de Guillain-Barré (SGB) são causas comuns de fraqueza aguda. Um mecanismo proposto é que uma infecção prévia provoque uma resposta imune e reação cruzada aos componentes nervosos periféricos.
Descrição: Paciente B.M.M, 1 ano e 8 meses, sexo masculino, levado à emergência pediátrica com relato de dor em membro inferior direito e choro à mobilização do quadril de início há 2 dias, sem história de trauma. Apresentou quadro diarreico e infecção de vias aéreas superiores 5 dias antes do início do quadro. Suspeita diagnóstica inicial de sinovite transitória do quadril, sendo liberado com analgesia. Retornou à emergência 3 dias após, por persistência dos sintomas, realizados rastreio infeccioso, ultrassonografia de quadril e radiografia de tórax, todos sem alterações. Liberado com orientações de repouso e analgesia. Retorna a emergência após 2 dias com piora da dor, optando-se pela internação para investigação diagnóstica e manejo clínico. Evoluiu com perda de força muscular em membro inferior esquerdo, caracterizando paralisia flácida aguda assimétrica, pela avaliação da neurologia. Ressonância Nuclear Magnética de neuroeixo com sinais de radiculite lombrossacra e líquor com proteinorraquia (114mg/dl), sendo diagnosticada SGB. Recebeu 4 doses de Imunoglobilina venosa (5g/dia), com melhora significativa do quadro, recebendo alta para acompanhamento ambulatorial.
Discussão: SGB é a causa mais comum de paralisia flácida aguda em lactentes e crianças saudáveis. Os principais sintomas da fase aguda incluem: dor neuropática, dificuldade em deambular, disfunção autonômica, envolvimento do nervo craniano e perda de força em membros superiores. O diagnóstico é baseado principalmente na apresentação clínica, análise do líquor, estudos eletrodiagnósticos e ressonância nuclear magnética. As principais opções terapêuticas são imunoglobulina intravenosa (IGIV) e plasmaférese, indicadas para quadros graves.