SOLUÇÕES PARA O ABSENTEÍSMO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: REVISÃO DE LITERATURA

O absenteísmo no serviço de saúde é a ausência do usuário, sem aviso, a uma consulta ou a um procedimento. Cita-se na literatura internacional, como um importante fator de perda de recursos tanto nos sistemas privados quanto nos públicos de saúde, sendo estimadas taxas de 13 a 43% de faltas. O que interfere diretamente na fila de espera e no aumento da utilização dos serviços de urgência e emergência, pela descompensação da doença de base.
Identificar, por meio da literatura científica, as principais causas do absenteísmo e as estratégias para sua redução nos serviços de saúde.
Realizada revisão narrativa, utilizando as palavras-chave “absenteísmo” e “assistência ambulatorial”, com o boleador “and”, nas bases de dados Scielo, que resultou em 198 artigos. Após leitura dos resumos e dos títulos, foram selecionados 18 para este trabalho.
As principais causas de absenteísmo identificadas pelos artigos selecionados foram: tempo de espera entre o encaminhamento e a 1ª consulta/procedimento, 1º atendimento coletivo como prerrequisito para o 1º atendimento médico, a atividade profissional do usuário se interpor ao tratamento, vergonha ou indignação do diagnóstico, distância geográfica, falta de recursos para o transporte, indisponibilidade de acompanhante, indisponibilidade de exames para a realização da consulta de retorno, esquecimento, longas filas e demora no dia do atendimento.
As soluções implementadas foram: envio de mensagem de texto para o paciente às vésperas da consulta ou procedimento, estruturação de equipe de call center para gestão das filas de espera e para confirmação da consulta por contato telefônico, aumento da oferta de exames para reduzir a espera para o retorno.
Conclui-se que as causas de absenteísmo variam de acordo com o serviço de saúde, com o meio de transporte disponível e com os usuários. E a estratégia mais usada foi o contato telefônico nos dias que antecedem as consultas e os procedimentos.