Aniversário da cidade de São Paulo

Aniversário da cidade de São Paulo

Cidade de muitos epítetos. A “Pauliceia Desvairada” – que enlouquece e intimida quem dela se aproxima. A “Selva de Pedra” – fria e gigante, que impressiona pelos seus imensos e imponentes edifícios. A “São Paulo da Garoa” – úmida e cinzenta, parecendo aborrecida, tristonha. São apelidos que estão no passado, viraram memória e história. Hoje a cidade é “Sampa”. Simplesmente Sampa, que retrata a enorme complexidade desta cidade e ao mesmo tempo revela seu lado contemporâneo, onde o novo acontece, que acolhe a diversidade e se enriquece pela pluralidade.

Nenhuma letra de música foi tão feliz para descrever suas várias nuances como a música de Caetano Veloso: Alguma coisa acontece no meu coração/Que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João/ É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi/ Da dura poesia concreta de tuas esquinas/ Da deselegância discreta de tuas meninas…

Sampa comemora 469 anos. Nasceu singela em 1554 – um pátio de colégio lhe era suficiente. Demorou algum tempo para descobrir sua real vocação, enunciada em seu brasão: “Non ducor, duco” – a de condutor. Mais um epíteto que lhe fez e faz justiça – a locomotiva do país.

Em 11 de julho de 1711, a Vila de São Paulo foi elevada à categoria de cidade. Foi só no século XIX, na era da cafeicultura, que sua força e pujança se manifestaram. Vivenciou a escravatura e acolheu a migração estrangeira, fatos históricos que contribuíram para dar conformidade à sua personalidade plural.

São Paulo tem os paladares do mundo. Tem o som de todos os lugares. Tem as cores do mundo. Cidade cosmopolita. A imensa complexidade e os enormes desafios da cidade de São Paulo são caracterizados por superlativos: é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul; está entre as 15 cidades mais globalizadas do planeta; possui o 23º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 11% de todo o PIB brasileiro e 34% do PIB do Estado, bem como 36% de toda a sua produção de bens e serviços, além de sediar 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, responsáveis por 28% de toda a produção científica nacional em 2005 e por mais de 40% das patentes produzidas no país.

São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul, a 8ª mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com cerca de 21 milhões de habitantes, é a 10ª maior aglomeração urbana do mundo. A capital paulista também tem um caráter cosmopolita, dado que, em 2016, possuía moradores nativos de 196 países diferentes.

Hoje a cidade é “Sampa” – lugar onde tudo acontece, por isso é o avesso, do avesso, do avesso, onde mora a oportunidade.

A Sociedade de Pediatria de São Paulo recebe em seu quadro associativo médicos residentes e pediatras de todos os Estados da Federação, espelhando a pluralidade da cidade.

Parabéns Sampa! Obrigado Sampa!

 

Saiba mais:

SÃO PAULO. AcesSUS. Disponível aqui

Wikipédia

 

Relator:
Fernando MF Oliveira
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da SPSP