Feliz Aniversário, São Paulo!

Feliz Aniversário, São Paulo!

Texto divulgado em 23/01/2023


A cidade de São Paulo comemora 469 anos. Nasceu singela em 1554 – um pátio de colégio foi suficiente. Demorou algum tempo para descobrir sua real vocação, enunciada em seu brasão: “Non ducor, duco” – a de condutor. Mais um epíteto que lhe fez e faz justiça – a locomotiva do país. São Paulo tem o paladar do paladar do mundo. Tem o som de todos os lugares. Tem as cores do mundo. Cidade cosmopolita.

A nossa “Sampa”, de imensa complexidade e de enormes desafios é caracterizada por superlativos: principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul; cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul; está entre as 15 cidades mais globalizadas do planeta; possui o 23º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 11% de todo o PIB brasileiro e 34% do PIB do Estado, bem como 36% de toda a sua produção de bens e serviços, além de ser sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, responsáveis por 28% de toda a produção científica nacional em 2005 e por mais de 40% das patentes produzidas no país.

A cidade é a 8ª mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com cerca de 21 milhões de habitantes, é a 10ª maior aglomeração urbana do mundo. A capital paulista também tem caráter cosmopolita, dado que, em 2016, possuía moradores nativos de 196 países diferentes.*

Hoje a cidade é “Sampa” – lugar onde tudo acontece, por isso é o “avesso, do avesso, do avesso”, onde mora a oportunidade.

A SPSP recebe em seu quadro associativo médicos residentes e pediatras de todos os Estados da Federação, espelhando a pluralidade da cidade.

Parabéns Sampa! Obrigado Sampa!

Referência:

*SÃO PAULO. AcesSUS. Disponível Aqui

 

Relator:

Fernando MF Oliveira
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da SPSP