Anjo da guarda existe!!!! Mas podemos ajudá-lo, não?!!!!!

Anjo da guarda existe!!!! Mas podemos ajudá-lo, não?!!!!!

No início deste mês, uma paciente que atendo, de 10 anos, que corre de kart, sofreu um acidente na segunda corrida da SP Light – um piloto “rodou” na frente dela, houve uma batida, o kart dela “empinou”, atirando-a ao chão (o kart ainda caiu por cima dela). O “anjo da guarda” estava atento, pois nenhum outro carro passou em cima da menina caída na pista!* Resultado: fratura de clavícula, lesão parcial em uns ligamentos da região do pescoço e algumas escoriações.

Apesar de estar com o braço imobilizado, em uso de colar cervical e frustrada por não poder participar do campeonato brasileiro, ELA ESTÁ VIVA, sem nenhuma lesão que deixará sequelas e está assim devido ao uso de alguns itens de segurança que deveriam ser obrigatórios em todas as corridas de kart, mesmo nas indoors.

Temos um impasse aqui: se por um lado há um esporte que cada vez mais atrai adeptos de todas as idades, onde grandes nomes do automobilismo iniciaram suas carreiras, por outro temos que considerar que há muita energia cinética envolvida e que, havendo um acidente, esta será absorvida por corpos mais frágeis, ainda em formação. Como pediatra, não consigo tirar da cabeça a imagem da pequena pilota sendo atirada do kart, com o mesmo caindo sobre ela.

Vai totalmente de encontro ao que se entende como segurança automobilística. Sabemos por que o piloto não deve estar preso ao banco (com o cinto de segurança) nesse modelo de kart. Por mais incrível que possa parecer, provoca menos danos ser lançado! Dessa forma, os equipamentos de segurança que o piloto usa são vitais, assim como a qualidade dos mesmos.

Torna-se fundamental pensar e elaborar uma Campanha pela “SEGURANÇA NO KART”, tanto de corridas como indoor, na faixa etária pediátrica.

Deve existir a obrigatoriedade no uso de determinados equipamentos de segurança que sejam certificados e homologados, assim como a instalação de equipamentos de segurança no próprio kart.

Saiba mais:

Vídeo do acidente:

Relatora:
Tania Zamataro
Presidente do Departamento de Segurança Infantil da Sociedade de Pediatria de São Paulo
Coordenadora do Blog da SPSP