Benefícios da atividade física na infância

Benefícios da atividade física na infância

O exercício tem um importante papel no bem estar físico e mental de adultos e crianças. Nestas, auxiliam no desenvolvimento físico e psicológico, respeitando-se as particularidades que as diferenciam do adulto. Não devemos aplicar nas crianças a mesma cobrança de resultados que em um indivíduo adulto, com o risco de, entre outros problemas, causar desestímulo.

Vale ressaltar os inúmeros benefícios da atividade física na infância: promoção de saúde e bem-estar, redução da gordura corporal, aumento da autoestima, autoconfiança, senso de responsabilidade e de grupo, diminuição do estresse e ansiedade, diminuição da delinquência e do uso de álcool e drogas. Além disso, a atividade física melhora as habilidades motoras, melhora a expressão pessoal, leva a criança a um maior desenvolvimento espaço-temporal e ocasiona melhoria na adaptação social.

Um estilo de vida ativo depende de muitos fatores, entre eles: a cultura, a conscientização, os valores, as crenças, o conhecimento, o ambiente, as atitudes, as habilidades, a vida social e a influência dos amigos e da família.

A quantidade de exercício necessária para uma capacidade funcional adequada e promoção da saúde nas várias idades não é precisamente definida. As atuais recomendações preconizam que crianças realizem entre 20 a 30 minutos de atividade física ao dia.

Deve-se estimular a atividade física nas crianças de uma forma individualizada: a prescrição de atividade física tem como objetivo principal criar o hábito e o interesse pela atividade de forma lúdica, com integração e sem discriminação, não visando desempenho competitivo. A atividade física de forma agradável e prazerosa deve ser incluída no cotidiano, para toda a vida.

Oferecer alternativas para a prática desportiva é igualmente importante, contemplando interesses individuais e o desenvolvimento de diferentes habilidades motoras, contribuindo para o despertar de talentos.

A seguir, algumas dicas que podem ajudar no incentivo da prática de esporte nas crianças.

  • Comece o quanto antes: quanto mais cedo a criança se envolver em atividades esportivas, maior a probabilidade de criar afetividade ao esporte, mantendo um estilo de vida ativo na idade adulta.
  • Foque no divertimento: enfatize a importância da diversão e do jogo e não na competição em si. As crianças ficarão mais motivadas. A cobrança de resultados deve ser feita quando existir desenvolvimento emocional para isso.
  • Diversifique os esportes: permita que a criança experimente diferentes modalidades e escolha aquela que mais goste. Não force uma modalidade específica.
  • Sempre ofereça suporte: esteja presente dando apoio emocional durante a prática esportiva, independentemente do desempenho da criança. Seja sempre positivo e incentive a participação em equipe e a amizade.
  • Mantenha o equilíbrio: Intercale a prática desportiva com outras atividades, como leitura, artes, trabalhos manuais, assim incentiva-se o desenvolvimento geral da criança.
  • Pratique atividades juntos: incentive caminhadas, passeios de bicicleta ou mesmo a prática desportiva em conjunto com seu filho; essa é uma ótima maneira de incentivá-lo.
  • Atenção com a segurança: certifique-se do uso de equipamentos de proteção adequados ao esporte em questão, assim como um ambiente seguro e supervisionado.
  • Atenção aos sinais de sobrecarga: a dor é sempre o primeiro sinal de uma possível sobrecarga. Muitas vezes a criança não expressa verbalmente, mas devemos notar sinais como mancar ou diminuição do desempenho. Nesta situação, procure um profissional de saúde.
  • Comemore os resultados: celebre as pequenas vitórias e os progressos da criança, independentemente do resultado.

Vale lembrar que o exemplo deve ser dado em casa: foi observado que filhos de pais sedentários têm mais chances de se tornarem adultos sedentários. A criação de hábitos saudáveis os perpetuará por toda a vida.

 

Relator:
Miguel Akkari
Presidente do Departamento Científico de Ortopedia da Sociedade de Pediatria de São Paulo