Dia 06 de junho – Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

Dia 06 de junho – Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

No Brasil, desde 2009, o dia 06 de junho é considerado o Dia Nacional de Luta contra queimaduras. Esta data foi instituída com o objetivo de reforçarmos as medidas preventivas, especialmente neste mês, em que se comemoram as festas Juninas por todo o Brasil, com o aumento da utilização de fogos de artifício, e com um risco maior de acidentes, especialmente nas crianças de menor idade.

A queimadura é definida por toda lesão causada pelo contato com agentes externos, que podem ser térmicos (por exemplo: fogo, líquidos quentes, vapores ou radiação), químicos (substâncias ácidas e alcalinas), elétricos ou biológicas (por exemplo: taturanas).

Nas crianças, o tipo de queimadura mais frequente é a queimadura por escaldamento, ou seja, aquela em que há a presença de líquidos quentes em contato com o corpo da criança. Ocorrem geralmente em ambiente doméstico.

Dados do DATASUS, no período de março de 2021 a março de 2022, mostram que houve cerca de 2.300 internações hospitalares em crianças de 0 a 14 anos, por contato com água ou outros líquidos ferventes, sendo o maior grupo de risco o de crianças entre 1 e 4 anos de idade.

Além disso, as queimaduras podem ser divididas de acordo com a sua profundidade, isto é, de primeiro grau (quando há apenas acometimento superficial da pele, observando-se a “vermelhidão do local queimado); segundo grau (quando há a formação de bolhas) e de terceiro grau, que pode acometer tecidos profundos, tais como músculos, tendões e ossos.

 

A prevenção é a melhor maneira de protegermos nossos pequenos.

Seguem algumas dicas:

  1. Se for utilizar o fogão, coloque as panelas com os cabos voltados para a parte de trás do fogão, dê preferência para as bocas de trás, evitando que as crianças consigam “puxar” as panelas para si; e melhor, não deixe seu filho(a) entrar na cozinha enquanto estiver preparando os alimentos.
  2. Evite o uso do fósforo e não acenda velas em casa.
  3. Não manipule álcool líquido ou outras substâncias inflamáveis; se houver necessidade, não o faça perto do fogo.
  4. Mantenha os produtos químicos em local elevado e fechado, longe do alcance das crianças.
  5. Mantenha o ferro de passar longe do alcance das crianças.
  6. Neste período de festas juninas, evite fogueiras.

 

São cuidados simples, que podem evitar grandes complicações.

 

Na ocorrência de uma queimadura, entre sempre em contato com um serviço médico, pois o cuidado inicial depende do tipo de agente agressor. Muito importante, não fure bolhas e evite o uso de pomadas e/ou pasta de dente. Na dúvida, procure seu pediatra ou o serviço de urgência mais próximo.

 

Saiba mais

  1. Ministério da Saúde, Brasil. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras; 2012
  2. Tabnet. Morbidade hospitalar do SUS por causas externas

 

 

Relatora:

Ana Paula A P Bertozzi

Membro do Departamento Científico de Segurança Infantil da Sociedade de Pediatria de São Paulo

 

Foto: rbkomar | depositphotos.com